Estudando por vídeos

Tenho diversos DVDs de dança e uma grande parte deles é de DVDs didáticos. No entanto, apesar da quantidade e até, sem dúvida, da qualidade de grande parte deles, não sou muito boa com vídeo-aulas.

 O grande motivo é porque não tenho paciência. Acho um porre essa coisa de você não poder interagir nem com a professora, nem com as colegas. Não pode tirar dúvidas, não pode pedir a professora pra repetir o movimento devagarzinho… Não pode nada, só voltar o dvd e assistir de novo até entender. Mas nem sempre dá certo. E é meio entediante.

 Mas como as coisas não são estanques, aconteceu uma significativa mudança: caiu em minhas mãos um dvd que eu gostei muito de ver e estudar – um workshop dado pela Lulu Sabongi em Itú (São Paulo) onde ela ensina para um grupo enorme de alunas, técnicas de quadril baseadas em Dina. O DVD é até velhinho, mas pra mim foi novidade!

 Talvez pelo fato de ser a gravação de um workshop de verdade, tive mais facilidade para entender a aula. Não é aquela coisa estanque: a professora e a câmera. Há interação da Lulu com as meninas e isso faz uma diferença tamanha. Eu tinha aqueles vídeos antigos da Lulu, mas em nenhum vi o que vi nesse porque neles não havia isso que vou chamar de processo real de educação – essa troca entre professor e aluno e entre aluno e aluno que de fato torna o aprendizado possível.

 Enfim, voltado para o dvd. Fiquei muito feliz com ele. A Lulu inicia com seqüências técnicas bem fáceis e vai refinando à medida que a turma vai conseguindo evoluir. Para mim, eterna aluna, foi bem gostoso acompanhar a aula, fazer as seqüências e poder ver Lulu repeti-la em vários ângulos, o que me possibilitava entender o que ainda não havia conseguido visualizar direito.

Anotei tudo direitinho e no outro dia, já sem o dvd, repassei as seqüências. Surgiram várias dúvidas. Assisti o dvd de novo e consegui tirá-las. Foi legal e gratificante.

 Mas para mim ainda ficou aquele vazio de um retorno de alguém. Será que estou fazendo certo mesmo? Será que minha postura está adequada? Essas coisas que só uma professora ao vivo pode dizer…

 A experiência foi bem legal, mas reforçou ainda mais em mim a importância que eu sempre dei às aulas presenciais. O vídeo pode ser legal para complementar meu aprendizado, mas nada substitui o retorno e observações de uma boa professora e de um grupo interessado de colegas de dança.

video-aula1

 Para quem tem interesse, este dvd está disponível para vendas no site da Khan el Khalili Workshop Técnicas de Quadril Vol. 1 com participação especial da bailarina Aziza Mor-Said.

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

11 respostas para Estudando por vídeos

  1. Maya Esmeraldah disse:

    Olá! Meu nome é Esmeraldah e me sinto muito feliz por encontrar alguém que como eu, dedica-se aos videos. Sou amadora, uma simples, feliz e rexonxuda estudante desta arte… mas tenho todos os dvds que puder imaginar! Sou totalmente adicta! huashuashuas. Queria te contar que concordo com a maravilha deste video que vc descreveu! Ele de fato é um dos melhores da coleção da Lulu. Mas acho que a interpretação de Aziza na música tem uma leitura muito esquisita… Enfim, melhor ainda que este, somente os da bailarina Suheil, que pra mim, não existe didática igual. Recomendo. A mulher é uma fera! Recomendo também um de uma estrageira, que comprei agora, 1001 tipos de shime, muito legal!!! Abraços da colega,
    Esmeraldah

  2. Dina disse:

    Olá Lory..de casa nova hein???rsrs..te acompanho sempre no multiply…
    Bom..este dvd especifico que vc cita,(ele tem 3 volumes) realmente é muito bom e totalmente diferente dos “normais”..tem uma interação muito boa…é gostoso de assistir..tem tbm a gravação do workshop da Lulu de taças e isolamentos..
    Sou igual a vc, tenho muitos dvd’s didáticos mas não tenho paciência “acho” de assistir todo…mas assumo que tenho mais paciência de assistir os nacionais do que os internacionais…

    Abraçosss

    • lorymoreira disse:

      Sim! São 3 volumes…! Mas estudar, estudar mesmo… até agora, só consegui esse primeiro e um pedaço do segundo! Beijocas!

  3. Ket disse:

    menina, o que eu ouço falar de ti…sem idéia xD
    Mas nunca conseguia acompanhar tua escrita pro causa do endereço, Agora, fiquei feliz, está mais fácil e já entrando… vou virar frequentadora assidua do teu canto 😉
    Vou linkar tudo bem?

    Bjos mil

  4. samara72 disse:

    Não tenho o menoooooor saco pra DVD didático. Aprendo mais por performance.
    Mas admiro, Lory, o teu empenho. Ah, se eu fosse assim!

  5. Lori….sempre adorei seu posts….
    E leio todos apesar de nem sempre comentar….
    Você não irá mais postar nada no Multiply??

    • lorymoreira disse:

      Oi Marcela!
      Menina, eu posso até tentar, mas é difícil administrar multiply e blog ao mesmo tempo, mesmo sendo geminiana, viu? Risos!

  6. Mari disse:

    Olá, tudo bem?
    Onde eu consigo esses dvds, porque nem no site da khan não tem mais e no site da lulu não encontrei todos, eu tinha a coleção completa e perdi alguns na mudança de casa, quero completar a coleção e estudar através desses vídeos.
    Vc sabe de alguém que vende?
    Conhece alguém que passou vídeo VHS para DVD e quer se desfazer do VHS vendendo p/ mim? Mesmo em VHS já é alguma coisa! Falta uns 5 ou 6 pra mim.
    BJS.

Deixe um comentário

