Set el Hosen

A dança do ventre tem diversas músicas clássicas que são jóias extremamente preciosas em termos de musicalidade e que, ao mesmo tempo, são extremamente populares – como é o caso da belíssima Set el Hosen. Pelo menos de 3 em 3 eventos de dança que a gente vai tem que ter alguém dançando ela. E o público adora, afinal, ô música empolgante!

Para dar seguimento aquela idéia de ver uma mesma música com leituras diferentes, dessa vez, escolhi essa clássica conhecídissima e a versão de 2 bailarinas e 1 bailarino.

Pra começar, uma libanesa bem conhecidinha e super polêmica (a maioria odeia, mas tem aqueles que a defendem até a morte): Didem

Na minha humilde opinião, a moça é o supra-sumo do consumo televisivo em cima da dança do ventre porque é bonita e tem uma dança quase acrobática. Apesar dos belos giros e  excelente domínio de véu, a moça me parece uma porta: não me passa emoção nenhuma. Isso sem contar a jogada esquisita de cabelo que ela faz e uma dissociações de movimentos de tronco e quadril que apesar de mostrarem muita habilidade técnica, ficaram meio estranhas na música. Decididamente, eu não gosto.

E aí outro dia eu lia o blog da Luanna Melo e vi um post sobre a Sálua Cardi, que ela considerava uma excelente bailarina. Eu não conhecia. Acho que tinha visto um vídeo uma única vez. Bom fui atrás no youtube e não é que achei um vídeo dela dançando exatamente Set el Hosen?

Antes de mais nada, gostei da simplicidade da Sálua. Nossa! Fazia tempo que não via uma dança tão limpa e simples! E a expressão fofa e extremamente carismática. Confesso ter ficado meio decepcionada com a entrada das outras meninas no meio do vídeo, mas depois, assistindo novamente, achei uma coisa interessante: a utilização da espada nesse trecho da música – que é a parte mais alegrinha. Saí daquele padrão de que espada é melhor empregada com ritmos mais lentos. E a coreografia ficou uma gracinha, pena que está incompleta…

Pra finalizar, uma descoberta maravilhosa: Yamil Annum!

Alguém ainda tem dúvidas que homens podem arrasar na dança do ventre?

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

13 respostas para Set el Hosen

  1. ket disse:

    ah Set El Hosen é tudo de bom, pode ser lida de uma maneira deliciosa.
    Gosto muito de uma interpretação da Aysha Almeé para essa música. Ela deixou a música delicada e forte onde deveria ser, sem exageros, nem faltas. Daquela forma que só ela sabe 🙂
    Hum, não curtí a Sálua. Os cotovelos baixos poluíram a dança… Mania de brasileira arrasar quadril e esquecer disso.
    opinião pessoal xD
    bjones!

    • lorymoreira disse:

      Pois é Ket. Eu até já vi esse vídeo da Aysha, mas achei legal trazer de bailarinas que não estamos muito acostumadas a ver. As meninas da KK a gente já tem trocentos vídeos disponíveis… Sobre a Sálua, acho que não se trata exatamente de esquecer os braços. Talvez seja o estilo de dança dela mesmo…

  2. ket disse:

    Compreendo total 🙂

  3. Samara disse:

    Na real, nenhum dos três faz minha cabeça. A Didem é um robozinho de DV, perfeita e nada humana. Talvez as vulcanas dancem assim.
    A Sálua me pareceu básica demais, sem precisão – tipo, a Luana é limpa, mas é precisa a toda a prova. Danço impreciso também e não gosto.
    O Yamil é o que está mais próximo do que eu curto ver, mas esse figuro bizarro criou tipo MUITO RUÍDO. Sou uma chata de galochas

  4. E a Samara falou tudo o que eu queria falar.

  5. Lu Hassany disse:

    Lory, tô adorando ler suas matérias que como sempre são parecidas com minhas opiniões. Sabe que eu adorei esse Yamil Annum, eu não o conhecia. Gostei da coreo da Sálua no momento que pega a espada. Nunca imaginei ver ou montar coreo de espada com Set el Hosen. Isso foi novo para mim tb. Agora a Didem, sem comentários. Não consigo gostar da moça. Bjs!

  6. Sálua Cardi disse:

    Obrigada minha linda pelas palavras carinhosas sobre minha dança, mas queria explicar….
    Esse vídeo é um pedaço da abertura de um espetáculo de final de ano, é uma pena não estar inteiro, é no final dele que fica muito bom….
    pois aí vc entenderia a proposta da coreografia…
    Usei “Set El Hosen” pois adoro essa música, uma música forte que tem várias possibilidades…
    Um beijão

  7. Sálua Cardi disse:

    Ah e eu sigo a dança do ventre tradicional (egípcia/árabe)…..e não a americana e a argentina!!!
    Talvez por isso meus cotovelos não sejam altos…hahaha
    Quando danço Flamenco meus cotovelos ficam bem altos….aí sim!

    • lorymoreira disse:

      Sálua, é uma honra recebê-la aqui.
      Seu trabalho com a dança é muito legal.
      Infelizmente nós estamos meio limitadas a entender a dança do ventre no Brasil apenas pelo viés do padrão da Casa de Chá e aí quando encontramos uma dançarina que não tem os braços tão alongados como o da Kahina, por exemplo, passamos a crer que há algo errado ou estranho. Na verdade, é só uma questão de vício de olhar.
      Volte sempre que quiser.
      Um abraço.

  8. Sálua Cardi disse:

    Obrigada mais uma vez…mas só queria deixar registrado aqui que nós bailarinas profissionais não podemos ser todas iguais…já imaginou se todas dançássemos com os mesmos braços, mesmo quadril….seria tudo muito a mesma coisa!!!
    Ver uma seria assistir todas….rs
    Temos que ter nossa marca pessoal!!!
    Então eu naquela coreografia fiz um tipo de braço, não quer dizer que não alongue mais em uma outra dança….existe um padrão e um limite p/ braços, quadris, ondulações e etc..
    O que acontece hoje em dia é que esse limite não é mais respeitado e a dança do ventre está muito sem personalidade….entende?
    Existe uma base….e dessa base cada bailarina deveria ter seu estilo, essa é minha forma de pensar, igualar todas ao estilo Khan seria muito triste, apesar de eu ter vindo de lá!!!
    beijossssss

  9. Viviane disse:

    A Didem é turca e não libanesa

    bjos

Deixe um comentário

