Reconhecendo estilos: Shik shak shok

Parece loucura, mas mesmo após longos anos de vida, Shik shak shok parece perdurar infinitamente. Imortalizado pela Suheir Zaki, vive sendo dançado pelos quatro cantos do mundo. Sem dúvida, uma das músicas que a gente mais encontra quando faz uma busca pelo youtube.

Pensando nessa imortalidade e aproveitando o momento retro da minha vidinha, vamos assistir duas bailarinas brasileiras e seus estilos individuais tendo Shik shak shok como tema?

Claudia Cenci

Meus comentários:

A Claudia utiliza na sua dança movimentos mais simples e, talvez, mais “tradicionais”. Tem, além de muita elegância, uma expressão facial linda, plena e parece estabelecer uma boa comunicação com o público. Seu figurino é belíssimo. Aliás, ela tem uma imagem geral muito bonita. Gosto especialmente daquele momento nos 48 segundos quando ela usa um movimento de mãos tão característico dela! Me lembro de ter sido a coisa que mais me marcou quando a vi em vídeo pela primeira vez! Belíssimo isso!

Mas, nem tudo foi só bom… não gostei da entrada. Acho que a entrada de uma bailarina diz muito do resto de sua dança e, desde esse começo, senti falta de alguma coisa que vai além da imagem linda e da expressão de alegria. Lá pro meio da música já estava achando a apresentação muito monótona.

Confesso que me surpreendi com o fato de vê-la tão alegre e expansiva. Geralmente, naqueles vídeos velhacos que tinha dela, a imagem que me passava era de uma mulher mais introspectiva e esse vídeo trouxe essa boa surpresa. O outro lado ou o novo lado de Claudia Cenci.

Vale lembrar que esse vídeo é do ano passado. Bem recente. Uma excelente oportunidade de ver que, pelo menos fisicamente, o tempo só fez bem a Claudia. Já tecnicamente, tenho minhas dúvidas… será que a dança dela ficou estagnada no tempo? Ou será apenas o meu olhar viciado às modernices da dança do ventre?

Sasha Holtz

Meus comentários:

Essa menina é a cara da Lulu. A cara, o jeito de dançar… até a leitura musical as vezes é bem parecida! Mas, pra mim, ela tem um quê de simplicidade que vai além da poderosa ex-Senhora Sabongi. Observem que a Sasha não faz grandes malabarismos, aquilo que o povo chama de movimentos de impacto. É calma, respira e acompanha a música com muita delicadeza. Linda!

Gosto dela nesse vídeo, embora não dê para ver muito bem sua expressão. Tenho especial carinho pela entrada com véu. Muito graciosa. Além disso, tem os braços muito bonitos, com movimentos bem elaborados e marcados. Também gosto da maneira como se desloca pelo palco. Adoro o trabalho de mãos que ela fez na parte lenta da música (perto do 1:49). Muitas bailarinas mais atuais têm deixado de lado essa graciosidade de mãos para trabalhar coisas mais elaboradas, embora não menos bonitas.

Mas não tem jeito, pra mim, mesmo com todo esse talento, a Sasha ainda parece uma versão mini da Lulu. Espero vê-la daqui há uns anos mais libertada desse padrão que resolveu escolher. Colocando mais sua cara na sua própria dança.

E vocês? O que acham das duas leituras?

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Reconhecendo estilos: Shik shak shok

  1. Luana Mello disse:

    Cara essa música é ótima! Parece bobinha, mas ler direito os instrumentos e as mil variações das notas é um desafio e tanto! Ainda vou coreografá-la por que gosto dessas músicas que dão trabalho.

    Quanto ás bailarinas, eu não curto muito a dança da Cláudia, mas dou um ponto positivo à ela sempre, pela personalidade que tem e pela graça. É gostoso vê-la dançar se vc entende que a proposta dela não é dar um show de técnica apurada. A dança é macia, feminina, alegre, fofa…

    Já a Sasha, concordo muito contigo, não adianta ter tudo isso de talento, esse quadril poderoso, uma inteligência motora visível a distância, mas absolutamente nenhuma personalidade. Cópia não é arte e na minha opinião, nesse sentido a Sasha ainda tem muito chão pela frente. Mas o bom é que capacidade não falta!

  2. As duas são bem boas, mas tendo a gostar mais da dança da Cláudia. Esse vídeo dela, inclusive, me surpreendeu. Não acho que ela estagnou em nada; ao contrário, sua dança está fluida, suave, delicada, sem “modernices”, como você mesmo indica. É uma dança clássica e elegante. O figurino dela está realmente lindo – que belíssimo arranjo de cabelo! Só não gosto muito quando ela canta junto com a música, no começo. Depois, a dublagem dá lugar a uma expressão que denota controle e conforto com a música. Quebrou tudo.
    A Sacha é luluzada mesmo, mas ainda assim não é uma simples réplica da Lulu. Está bem bonita, mas peca pelo excesso de impacto. Há muitos movimentos-cliché. De fato, a entrada com véu é impecável. Há momentos em que prefiro a leitura dela (como no final, em que o acordéon impera – ela ressalta), mas, no geral, me agradou mais a dança da Cláudia.
    Já te disse que adoro essa coluna “Comparando estilos”?
    Beijos!

  3. Ket disse:

    Oi lindona! ótima escolha, duas escolas diferentes.
    Adoro Sasha. Apesar do fator ‘mini-Lulu’ essa guria tem uma técnica linda, tem postura, tem carisma e é uma fofa!! Quando ela se ‘desprender’ da bailarina-mãe, [o que ela aliás, já está fazendo], tem um caminho maravilhoso pela frente.
    Ja Claudia nunca me emocionou =\ Já tentei, já assisti muito, mas sempre acho que falta algo… falta uma empolgação que não vejo nunca. É linda, tem nome, técnica, mas não consigo curtir [sem falar que nesse vídeo até ficou bom, mas em outros os cotovelos sempre dobrados dela me irritam profundamenteeee].

    Ah e eu acho essa música tremendamente bonitinha haha Uma delicia de dançar.
    Bjoo grande!

  4. samara72 disse:

    As duas são ótimas, mas na verdade, eu não gosto de nenhuma das duas porque sou uma chaaaaata.
    Se for para escolher, fico com a Sasha, que tem mais energia, o que a música pede. Luluzices à parte.
    E acho que a entrada dessa música dispensa muito por demais o véu. Sim, eu sou uma chata. Beeeeijo.

Deixe um comentário

