Sete livros para ajudar a despertar seu feminino

88467619

1 – A Tenda Vermelha – Anita Diamant

Baseado na história de Dinah, filha de Jacó, retrata o cotidiano, crenças e rituais das mulheres do Antigo Testamento.

2 – Mulheres que correm com os lobos – Clarissa Pinkolas Estes

Através de uma perspectiva junguiana, Clarissa nos proporciona uma viagem no universo simbólico dos contos e histórias infantis passados de geração para geração.

3 – Afrodite: contos, receitas e outros afrodisíacos – Isabel Allende

Um livro bem-humorado e extremamente provocador sobre o universo das comidas e dos contos que seduzem amantes de diferentes idades e culturas.

4 – As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley

A saga épica que narra a história do Rei Arthur a partir da perspectiva das mulheres de Avalon, entre elas, a fantástica Morgana. Traz à tona questões relacionadas ao sumiço do mundo feminino-matriarcal em detrimento do mundo masculino. Um livro belíssimo e imperdível.

5 – A Deusa Interior – Jennifer Barker Woolger e Roger J. Woolger

Baseado no modelo arquétipo de Jung, traz a história das principais deusas gregas e suas respectivas características, traçando um paralelo do perfil das mulheres do mundo moderno, regidas por diversas deusas.

6 – Infiel: a história da mulher que desafiou o Islã – Ayaan Hirsi Ali

Um livro forte, doloroso e, ao mesmo tempo, um exemplo de superação. Traz a história da própria Ayaan, moça somaliana que se vê sem saída diante dos costumes mulçumanos em que foi criada. Para mim, a passagem que narra a descrição da extirpação do seu clitóris foi um baita murro no estômago e uma excelente oportunidade de repensar as diversas faces do feminino. Não é um livro fácil, mas foi uma lição.

7 – Uma aprendizagem ou o Livro dos Prazeres – Clarice Lispector

Todo o existencialismo e emoção da Clarice narradas em terceira pessoa. A obra retrata o ponto de vista feminino a respeito da vida e a história da personagem Lóri em busca de si mesma e do prazer sem culpas.

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Sete livros para ajudar a despertar seu feminino

  1. Vera disse:

    Fiquei feliz em já ter lido pelo menos uns quatro dessa lista. Oda isabel Allende é uma delícia e lindo; mas o da Clarissa Pínkola estés é por demais profundo, toda mulher devia ler um dia. Me comveu tbém a história da sua amiga. Tomara que ela resolva o problema sem ter de largar a dança. Aqui em São paulo há uma professora e bailarina chamada Dúnia la Luna que faz estudos a respeito do feminino na dança e tem um curso aplicado à dança com esse conteúdo baseado em arquétipos e outros elementos. Talvez procurando-a no orkut ou site ela possa enviar algum material à sua amiga sobre isso. Bjos

  2. liana disse:

    Gostei das sugestões, concordo que a passagem da extirpação do clitóris da Ayan é assustadora, mas a história dela é cheia de buracos e aspectos nebulosos, o que tbm rendeu a sua expulsão de um partido político na holanda, já que ela mentiu sobre a sua condição pra conseguir asilo político. No youtube tem um documentário que a investiga, claro que o objetivo é claro, mas ali vc já tem a prova de outras mentiras que ela sustenta no livro e fica dúvida: o que raios era ficção e realidade?

  3. Lívia disse:

    Cheguei aqui pelo blog da Aisha Jalilah. Gostaria de “acrescentar” a essa lista “Da Sedução” de Hilda Hilst, para mim de ema femenilidade e profundidade inigalável.
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s