Pequeno recorte sobre improvisação

dançaisa “Citada por Martins (1999), Dunn afirma que improvisar significa compor e atuar simultaneamente. Embora diversos, os entendimentos sobre improvisação não são auto-excludentes e podem ser inseridos nos parâmetros do jogo. Na improvisação considera-se a estrutura, a ordem, o espaço, o tempo, os materiais, o tom, e deve-se praticar diariamente para tomar as decisões de modo rápido, consciente e controlado. Martins esclarece que a improvisação não pretende ser um recurso, mas a própria dança realizada no instante da sua execução. Esta visão, explicita a autora, não é a da dança coreografada, que acontece segundo um planejamento.

De forma ainda mais abrangente, Haselbach (1989) afirma que improvisar significa executar algo, sob certas condições, não previamente planejado: adaptar-se às dificuldades (por exemplo: ao tema, ao grupo, ao objeto, à música), tornando-se ponto de partida para uma mudança individual ou composição concreta. De modo geral, fica implícito que a improvisação oportuniza o desenvolvimento da capacidade adaptativa para um evento não planejado, por meio de uma dança não pautada nos modelos estereotipados de movimentos”.

Krischke & Sousa. Dança improvisação, uma relação a ser trilhada com o lúdico. Disponível em http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/viewFile/2017/3899

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Pequeno recorte sobre improvisação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s