É preciso viver para saber

Lendo o comentário de Márcia no meu post anterior, no qual ela dizia que não era a favor de concursos, é que me dei conta de que existem certas experiências que a gente realmente precisa viver para poder dizer depois se vale a pena repetir ou não.

O Bahia Orient Festival foi uma experiência dessas e minha conclusão está bem definida: não vale a pena repetir. Vou explicar…

Com relação ao concurso e a possibilidade de um climinha de hostilidade (que eu temia), graças a Deus, ocorreu tudo bem. Tenho consciência de que fiz minha parte: acho que nenhuma das participantes teve uma “concorrente” tão tiete. Das meninas que conhecia, fomos verdadeiras parceiras – de maquiagem, feche de roupa, dicas e conversas bobas pra relaxar. Das que tive oportunidade de conhecer, não foi diferente. Acho que fiz até uma nova amiga, a Paulinha,que ficou em segundo lugar.

Não vi disputa de ego. Se houve, fui inteligente o suficiente para me manter longe dela e perto das pessoas que eram queridas e especiais. Também não fiquei deslumbrada com o troféu – minha dança foi meia-boca. Faço muito melhor do que aquilo e tenho extrema consciência do quanto ainda tenho que crescer e melhorar.

A minha vontade de não repetir mais essa experiência, inicialmente, nada teve a ver com o fato de ser um concurso – o que me incomodou muitíssimo diz respeito à forma como a organizadora do evento tratava às pessoas. Nunca vi uma pessoa conseguir ser tão estressada e desnecessariamente ríspida. A grosseria se estendia para as moças da recepção e até para as bailarinas.

DA60214Sinceramente, não tenho a menor necessidade de passar por isso. Dançar pra mim deve envolver alegria e empolgação. Não tenho a menor disponibilidade para ouvir coisas como “eu posso ser legal, mas se vocês fizerem zoada perto da cochia, também posso ser grossa”. Que é isso? Um jardim de infância de uma escola militarista?

Eu podia descrever mais várias situações que vi e ouvi por lá, mas não acho que isso acrescente em nada. No final das contas, quero me lembrar que passei pela experiência, que foi válida, mas que não vale o custo-benefício.

Quanto a outros concursos (mesmo que sejam organizados por outras pessoas) decidi que também é uma experiência que não tenho intenção de repetir. Não tenho necessidade de me auto-afirmar, nem de marcar um lugar no mundo da dança baiana. Não quero exibir troféus, nem certificados. O que eu realmente quero é que minha dança fique mais limpa (tecnicamente falando) e que eu encontre o que é melhor pra mim, em termos de musicalidade, roupas, movimentos.

Outra coisa importante: quero poder continuar sentindo alegria ao dançar e sabendo que as pessoas percebem esse sentimento em mim – essa é uma das poucas coisas que já conquistei e não quero perdê-la. Independente de como foi este evento, um concurso gera uma carga de tensão que não facilita muito o terreno para o transbordamento de emoção. Por tudo isso, concluo – este não é definitivamente o caminho que quero seguir. Foi bom, mas foi só esse.

Ah! Obrigada por todas as mensagens de parabéns de vocês, meninas. Adoro saber que vocês torcem por mim!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

4 respostas para É preciso viver para saber

  1. Márcia Mignac disse:

    Ahhh Lory como fico feliz por sua reflexão. Nada contra a quem escolhe ser avaliada por concursos. Mas sabe, o que mais incomoda na natureza desse tipo de avaliação é que a banca examinadora vai avaliar por um episódio, um momento suspenso – o instante da apresentação em si, sem poder entrar em contato com todo um processo histórico, pessoal e artístico em fluxo. Para mim, esse tipo de avaliação é episódica e não condiz com um trajeto de dança. O mais bacana, talvez, é ter a avaliação da professora ou pessoas do meio da dança que já acompanham o seu processo a mais tempo. Sacou? Para mim, dança não é um apertar de botão! Enfim… fico muito feliz com os seus depoimentos e acredito que eles podem sinalizar muitas coisas para quem quer passar por uma experiência dessa natureza. B eijos minha flor…

  2. nassih sari disse:

    Olá parabens pelo blog, adorei!

    vuo adiciona-los ao meu
    bjus

  3. Yane disse:

    Parabéns, amiga!
    Pelo prêmio externo e pelos ganhos internos!
    Bjsss e sou sua fã!

  4. Hanna Aisha disse:

    Oi, Lory
    apesar de concordar coma Márcia, não sou só a favor como participo e coloco minhas meninas em concurso (em 2010 participei de um só). Nunca ouve um concurso em que a s avaliações não tenham valido à pena. Mesmo. Nunca passei por climinha de concorrência e olha que já fui concorrer em MG e SP além do RJ.
    O difícil é saber qual vale a pena mas é questão de se informar caso se interesse or um.

Deixe um comentário

