Reconhecendo estilos – Tales of Sahara

Eu tive que estudar muito essa música porque foi a bendita que escolhi para dançar no Bahia Orient Festival. Lógico, a versão editada. Nada de músicas de 9 minutos. Não tenho competência técnica pra tanto.

Surpreendentemente, achei vários vídeos de várias bailarinas dançando a mesma versão editada no youtube. Por motivos óbvios – essa versão editada está em um dos CDs das Superstars.

Bem, como acho que assisti quase todos os vídeos de bailarinas dançando ou só tentando dançar essa música, resolvi fazer essa versão do Reconhecendo Estilos com ela.

Pra começar, já que a música editada está no cd da Superstars, vamos a responsável – Amar Gamal:

Minha humilde opinião: Gosto da entrada com o véu – uma utilização bem mais simples do que a que nós, brasileiras, costumamos fazer, mas bem limpa e bonita. Mas, sinceramente? Tudo que gosto termina por aí. Até hoje, mesmo depois de ter visto esse vídeos umas 4 ou 5 vezes, tenho a impressão de que a Amar está dançando uma outra música. Na hora do folclore (2:11) é outra negação… leitura musical rasteira. Além disso, sua expressão já estava mais bonita… uma decepção esse vídeo, pra mim. Prefiro a Amar dançando modernas.

O segundo vídeo é da americana Mia Shauri.

Percebe-se aqui um trabalho de véu bem mais elaborado que o da Amar, no entanto, em termos de leitura com o elemento, a Amar foi mais feliz. A Mia parece meio perdida, repetindo sequências que não se encaixam na música. Mas sabe o que eu adoro nesse vídeo? A utilização dos snjus! Acho que ela foi extremamente feliz em colocar snujs nessa música e, como domina o elemento, fez tudo muito bem feito. Como a Amar, pra mim, a Mia peca no folclore. Sinto falta de uma marcação mais terra e menos clássica, mas, no geral, gosto mais da performance dela que da bailarina anterior.

Por fim, uma desconhecida, Leila:

Adorei geral! A simplicidade, a delicadeza dos movimentos, a calma pra executar cada pedacinho da música e a expressão linda da moça. De todas, é a única que lê o folclore como ele merece (embora eu continue na dúvida se isso seja um soudi ou um ayub). No geral, passa essa sensação de bem-estar entre a dança que ela executa e a música que toca. Fez um bem danado aos meus olhos.

Agora, é com vocês!

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para Reconhecendo estilos – Tales of Sahara

  1. Juliana disse:

    Lory, vc não pode deixar de ver a interpretação da Sahar, na Super Noites no Harém, Versão M-A-R-A!!!! A mais linda que já vi… Vale a pena ver o dvd.
    bjss

  2. Wardah disse:

    Oi Lory,é um ayub sim. Só n me pergunte como lê-lo já q ele n é mto folclórico e de fato lembra um soudi, já vi pessoas lendo como se fosse soudi sabendo q é ayub… Bom, sei lá…
    srrsrsr
    bjus

  3. Elaine disse:

    Lindona, essa música é tudo de bom né, sempre que eu a ouço lembro da Mayara dançando, ela arrasou numa apresentação com essa música, acho que na Supernoites.
    Sobre os vídeos:
    1) Tenho a sensação de que Amar está dançando “posando para foto”, não sinto uma entrega.
    2) Odiei o cabelo da Mia, gente um cortezinho vai bem né, parece uma cortina… Também achei muito bacana a inserção dos snujs, mas ela acabou seguindo os snujs o tempo todo e nem sempre ele estava dentro da música,na maioria dos momentos ele era um complemento. Achei ela aceleradinha, parecia estar com pressa, esse tipo de bailarina me deixa com uma sensação de agonia ao ver sua performance. E a rabada que ela toma da própria juba no final? Aff! Esse não gostei, prefiro a Amar.
    3) A Leila eu gostei bastante, mais do que a Amar, parece uma dança mais “humana” e menos posada, só não gostei da movimentação dela na entrada, parecia meio perdida ou insegura no palco, mas como parece ser um concurso, creio que a tensão da entrada se deva a isso, pq depois arrasou. Concordo que ela leu muito melhor o folclore, gostei da finalização e também me parece uma dança mais calma, com respiração.
    É isso, beijocas e bom final de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s