Sorria! Faz toda a diferença!

Essa é a Lú Ávila - linda, plena e sorridente.

Essa é a Lú Ávila - linda, plena e sorridente.

Se tem uma coisa que me deixa extremamente feliz como platéia de dança do ventre é ver a bailarina sorrir. E não estou falando daquele sorriso caricato ou forçado, nem da bailarina que parece feliz até num solo de violino. Estou falando da bailarina que se diverte enquanto dança – que se emociona, se alegra e demonstra simpatia.

Não importa muito se a qualidade técnica dela é esplêndida ou a melhorar. O que me encanta é o quanto aquela pessoa é capaz de me emocionar.

Pode parecer bobagem, mas sorrir faz toda a diferença. Também não vale sorriso ensaiado, tipo, “nessa hora da música eu mostro os dentes”. Não! Realmente não dá! O sorriso só deixa uma dança bonita quando ele acontece espontaneamente.

Há alguns meses vi duas jovens bailarinas se apresentando num teatro daqui de Salvador. Elas iniciaram a apresentação bem tímidas e notava-se que ainda tinham muitas coisas a aprender, mas em algum momento da coreografia, elas trocaram um olhar e a mágica se fez – brotou um sorriso lindo dos lábios de cada uma, os olhos brilharam e elas já nem pareciam iniciantes, mas duas jovens mulheres encontrando a alegria da dança.

Tem muita gente por aí propagando que a dança do ventre é isso, aquilo e aquilo outro. Temos milhares de cursos, técnicas e movimentos. Cada dia aparece uma novidade – véus em forma de leque, véu-pói e dança do ventre com fusão com chá-chá-chá. Mas, na boa? Nada disso importa se você dançar com cara de porta. Sou muito mais um batido Shik Shak Shok com uma bela expressão – de gente que gosta do que faz – do que um puta quadril com cara de nada!

***

samya 24A linda, inteligente e também sorridente Samya-Jú criou um blog. Dá uma passada por . Vale muito! A Samya-Jú é uma das minhas referências no estudo de folclore. Ela esteve aqui em Salvador durante uma semana e estive presente em uma imersão de aulas com ela, além de workshops. É uma pessoa que não dá pra não estudar. Quem leva a dança folclórica a sério tem que estudar Samya-Jú!

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Sorria! Faz toda a diferença!

  1. Elaine disse:

    Concordo com o lance do sorriso Lory, também noto isso quando vejo uma apresentação de dança, se a bailarina se diverte a gente se diverte junto, é isso que eu acho encantador na Dina, de repente ela solta um sorrisão gargalhada que não dá para não se contagiar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s