Reconhecendo Estilos – Enta Omri

Uma das mais queridas músicas orientais dançada em versões distintas por três bailarinas brasileiras de estilos completamente diferentes.

Renata Lobo

Kahina

Luana Mello

Fazendo um apanhado geral: a Renata surpreende, na minha opinião, ao executar movimentos no chão. Gosto da proposta embora ache que esse tipo de movimento não fica muito legal em palco de teatro porque nem todo mundo que está na platéia consegue ver o que a bailarina faz.  Gosto mais ou menos: a leitura dela é macia e feminina, mas sinto falta de braços mais marcadinhos e de um bocadinho mais de emoção. Também acho estranho ela sair logo do palco antes de esperar as palmas do público.

A Kahina é perfeita. Difícil achar alguma coisa nessa mulher que eu não goste. Tem o quadril que toda aspirante a bailarina (e talvez bailarina profissional) deseje alcançar, além de carisma pra dar e vender. Como é um improviso, sua dança está livre, gostosa de ver e a entrada do rapaz na cena pra dançar com ela dá um tempero delicioso a essa performance. Adoro!

Mas, pra mim, o mais difícil de destrinchar e avaliar é esse vídeo da Luana Mello. A primeira vez que vi, não gostei. Mas daí vi de novo e, a cada nova vez que assistia, comecei a reparar na leitura divina que ela faz com os braços e as mãos e passei a babar por ele. Talvez, de todas as 3 performances, seja a que tem a leitura musical mais refinada e com carga emocional mais intensa – seguramente posso dizer, depois de vê-lo tantas vezes, que essa música mexe com o coração dessa mulher. Aliás, Enta Omri consegue deixar alguém indiferente?

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

3 respostas para Reconhecendo Estilos – Enta Omri

  1. Samara disse:

    Realmente, a dança da Renata sai do lugar comum. Mas falta mais um cadim de emoção. E decididamente, tem movimentos que eu nunca vou achar dança do ventre, por mais bem feitos que estejam. Sim, sou uma chata.
    A primeira vez que eu vi a versão da Luana fiquei incomodada. Achei que ela corria muito atrás da música com as mãos. Mas fui vendo de novo e vendo que ela corria sim, mas era tão perfeito. E depois que a conheci vi que aquela Enta Omri é a mais Luana possivel – e não é mole isso, de deixar um clássico com a cara da gente. É minha preferida.
    Claro que gosto da Kahina – acho que não tem muito como não, né? – mas tenho um porém. A versão que ela dança é tão diferente, que é quase outra música. Fica complicado de comparar com as outras. E acaba tão festiva como eu jamais imaginei para uma música dessas. Tipo, gostei, mas é outra coisa.:)

  2. Elaine disse:

    Oi Lory, concordo com a Samara no que se refere a leitura da Kahina.
    Sem dúvida ela é divina mas é Inta Omri com outro astral e nem dá para comparar.
    Ainda assim, dentre as três leituras a da Luana é a minha favorita e entendo o seu sentimento ao assistí-la pela primeira vez, eu vi ao vivo e foi logo a primeira performance do show… amei, era diferente de todas as leituras que eu já vira e como disse a Sam, é mesmo o “mais Luana possível”!
    Inta Omri é a melhor música árabe que já ouvi.
    bjocas

  3. Ket disse:

    oi Lory!!!
    dei uma escapadinha e vim ler tudo aqui! haha tempo quase não sobra mais T_T
    Inta Omry é uma das minhas músicas eternas em DV. AchO que ela adquire um significado e uMa importancia pra cada bailarina ao longo de sua trajetória, e penso que todas, esperam, sonham um dia dança-la dE seu jeito.
    Eu sonho.
    Não sou muito fã das leituras da kahina, mas tiro o chapéu sempre pra Renata e Luana. Renata tem um ‘quê’ de argentina, uma graciosidade só dela. E Luana…bem, Luana é ela mesma. Sou fã das suas leituras contemporâneas, a inovação, a saída do óbvio. Ela consegue, sempre, inovar, sem deixar de ser belo… Atrair a nossa atenção com algo novo, ousado, bonito…
    Sou fã. Adoro o clássico, o antigo, a tradição da dança. Mas um pouco de ar sempre faz bem. Luana é mestra nisso.
    =)

Deixe um comentário

