Cds que toda bailarina oriental precisa ter

Fiz uma seleção dos 5 CDs que considero de importância fundamental para qualquer bailarina ou aspirante da dança oriental. Todos os CDs têm seus links disponíveis na internet para que vocês possam baixá-los.

É muito difícil escolher apenas 5 cds. Utilizei como critério um repertório rico musicalmente falando, com instrumentos diferenciados, momentos orquestrados ou cantados. Cds que não são apenas músicas para dançar, mas para deleitar, sentir, experimentar, estudar, enfim… se deixar levar.

Disponibilizarei-os em ordem decrescente de importância, mas essa é a minha humilde opinião. Fiquem à vontade para discordar, opinar, sugerir, indicar outros. Para tanto, utilizem os comentários e, querendo, disponibilize os links por lá também, serão super bem-vindos.

01. Oyoun – Arabesque Dance Company

Uma obra primorosa, de extremo bom gosto e qualidade impecável. Perfeito em todas as 10 faixas. A música que abre o disco, Oyoun, é uma clássica destinada a semi-deusas da dança oriental, com seus 15 minutos de sofisticação e pura poesia oriental. Mas, minhas faixas preferidas ainda são a forte Yasmina e a perfeita Hassam ya kholi genena. Um cd imperdível do início ao fim!

02. Best of Said with Fatma Sehin

Tudo bem que a gente só consegue lembrar da Dina escutando esse CD porque ele é praticamente todo dançado por ela naquele ontológico Dina in Monte Carlo. No entanto, esse CD ainda guarda a mais pura essência da música egípcia. A voz forte e presente da Fatme é um deleite à parte. A versão de Lissa Fakir é, na minha opinião, a mais bonita de todos os tempos e Tahtil-Shibak é a música que toda bailarina oriental deve um dia experimentar dançar – é indescritível sua energia envolvente e gostosa.

03. The Art of Bellydance – George Abdo

As mais moderninhas podem torcer o nariz, mas não há nada mais misterioso, retrô, requintado e poético do que a voz de George Abdo. Esse CD, meu preferido, traz jóias maravilhosas como Gamel Gamal, Misirlou e Raqs Pharaonic. São músicas que precisam ser experimentadas, ainda que não sejam suas escolhidas para dançar publicamente. Coloca uma delas pra tocar e dança de olhos fechados no seu quarto. Você vai ver que não tem experiência igual!

04. Tribute to the Arabian Masters – Cairo Orchestra

Uma reverência aos grandes nomes da música árabe: Oum Khaltoum, Abdel Halim Hafez, Farid el Atrache e Mohamed Abdel Wahab. Traz perolas atemporais como a magnífica “Alf Leyla wa Leyla” e Fakarouni da Tia Oum, além das lindas Zeina, Kariat al Fingan, Aziza, Fakarouni e Gondol. Um cd pra escutar com a alma e dançar com o coração.

05. Amar 14 – Jalilah´s Raks Sharqui 2

De toda coleção Jalilah´s, o destaque pra mim é esse segundo volume. Traz clássicas belíssimas como “Amar” e a popular “Estha Ya Amar”, além de uma versão fofa de “Enta Omri” e a minha amadíssima “Jalilah´s Balady” – uma faixa que é pura alegria e folclore. Muito bom!

Muita coisa boa demais ficou de fora. Mas aceito sugestões aí nos comentários. Depois, quem sabe, não rola uma segunda edição desse post?

Beijitos!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

19 respostas para Cds que toda bailarina oriental precisa ter

  1. Samara disse:

    Eu sempre me espanto. Como essa mulher consegue tanta música!
    Beijos.

  2. janah disse:

    Loryyy
    amei
    oyun ai meu deus, minha musica de paixao
    e o amr 14 sem coments demais
    fora os outros
    beeijo

  3. Elaine disse:

    Belíssima seleção Lory, eu não teria feito melhor!

  4. Márcia Mignac disse:

    Lory concordo com Elaine, só você mesmo para fazer uma seleção dessas! Talvez eu incluisse Laura in Balady, que amo demais! Ahhh Oyoun eu amo, sempre fico com vontade de chorar. MUITO BOM!!!

    • lorymoreira disse:

      Bom saber que vocês gostaram, meninas.
      Marcinha, eu até gosto do Laura in Balady, mas não amooooo. Acho as músicas hiper-compridas. Tenho dificuldade com músicas longas demais. Mas fica aí a sugestão para a galera: Laura in Balady – dica da Márcia Mignac.

  5. Lucy disse:

    Lory, teu “top five” está ótimo!

    Eu adicionaria mais um: Samir Nossair Orchestra – Beyond the Desert

    Download gratuito no site: http://cdtekagramofonearabe.blogspot.com/

    Maravilhoso! Versões lindas de músicas tradicionais, em arranjos bacanérrimos!

    Beijão!

  6. Marcela disse:

    Amei ..Lory…mto obrigada por compartilhar…no momento estou baixando tds …mas vou ouvir cada um com a calma que merece….bjs

  7. LARISSA disse:

    AMEI ERA TUDO QUE PRESCISAVA !
    OBRIGADA!
    TUDOOOOOOOOOOOO

  8. ana paula disse:

    ola boa tarde,gostaria de saber como faço para baixar os cds.beijos

  9. Pingback: Cds que toda bailarina oriental precisa ter – Parte 2 « (An)danças de Lory

  10. Thainá disse:

    oi, eu gostaria de saber o nome da música que a Jillina dança no dvd, nível 1 . muito obrigada.bjs

  11. Josy disse:

    Oi Lory, muitíssimo obrigado pela sua dedicação a esta arte tão bonita e por disponibilizar os CDs. Há muito tempo que busco algo assim e encontrei aqui. É uma pena que o Cd “Best of Said” está com o link quebrado e não dá pra baixar. Se tiver como me enviar ele por e-mail eu ficarei muito grata, pois já escutei umas duas músicas deste Cd e gostei muito. Beijokas!

  12. Ricardo S. Lacerda disse:

    Olá Lory. Minha esposa é bailarina e professora, e ela me deu a árdua tarefa (nem tanto assim, hehehe) de procurar mais músicas para ela. E fiquei muito satisfeito com este seu blog. Acontece que a discografia apresentada nesta seção fora deletada do server Mediafire. Se não for pedir muito, poderia repostar os álbum mencionados? Continuo procurando na net, mas tá realmente complicado e seria muito útil sua ajuda. att.

  13. taynara disse:

    vc poderia renovar os downloads dos cds q eu queria baixar mas n to achando em lugar nem um ………… por favor eu preciso 😦

Deixe um comentário

