Expressividade em Oum Khalsoum

Meninas, desculpem-me, mas ainda não consegui deixar esse tema de lado. Escutar Oum Khalsoum é extremamente fino, prazeiroso e de uma nostalgia indescritível. Me causa um prazer que nenhuma outra música ainda é capaz de fazer. Sério.

E como o tema me mobilizou muito, junto com as discussões passadas, pensei em postar um vídeo da minha segunda bailarina egípcia preferida: Mona el Said, dançando a música mais foda (desculpem o termo, mas é que não tem outro messsssmo) de Oum Khalsoum: Howwa Sahih El-Hawa Ghallab.

Isso mesmo. Aquela famosissíma que a Lulu dança divinamente. Mas é que, antes da Lulu (beeeeeeem antes), a Mona tornou essa música só dela. Por mais que veja alguém fazendo um belo trabalho em cima dela, ninguém, pra mim, até hoje, foi capaz de descrever no corpo toda a emoção e dor trazidas pela dança da Mona.

Vejam e tentem entender aquele lance que quis dizer da importância de se levar a música da Oum mais a sério:

Não acho que nós, ocidentais tenhamos condições de ter qualquer música árabe tão aderida assim na pele como as egípcias, mas acho que a gente precisa se inspirar em momentos como esse pra tentar trazer mais expressividade e amor pra dança que a gente faz. Foi isso que tornou essa apresentação da Mona tão especial, tão querida e tão importante pra mim. Não posso me conter de emoção toda vez que a vejo. Sempre me emociono muito. Pra mim, isso é dança do ventre. Simplesmente.

Beijos emocionados da Bahia.

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para Expressividade em Oum Khalsoum

  1. Shaide Halim disse:

    Bom, emoção ela tem de sobra… mas achei muito paradinha no mesmo lugar! Isso em agonia por demais! rsrsrs

  2. Deby disse:

    Oi Lory, concordo com voce, eu li o outro Post e concordo com voce plenamente! Oum Khalsoum, é coisa fina, seria, exige tecnica, talento, emocao e muito mais!!!! Eu vou dancar el hob koulou em Setembro numa competicao aqui na Alemanha, e ja to tremendo as pernas!! Eu sou igual voce, se vou dancar Oum entao vai ter que ser PERFEITO!!!!! Ja estou me preparando desde ja, inclusive estou procurando a traducao de el hob koulou, a versao que eu vou dancar nao sera cantada, mas mesmo assim quero saber do que se trata a musica, se voce tiver me passa por favooorrrr!!!

    PS 1: eu te deixei um recado no orkut mais foi parar na sua pasta de spam.

    PS 2: Eu tambem amoooo Mona al Said vc conhece esse video: http://www.youtube.com/watch?v=2Gv4qQc4HKc pra mim é o melhor dela!

    Beijos de terras germanicas! 😉

    • lorymoreira disse:

      Oi Deby, adorei essa visita germanica aqui. Olha, nesse site tem uma tradução de El Hobi Kulu. Dance, arrase e depois põe o vídeo pra gente ver. Beijos.

  3. Daiane disse:

    Adoro a Mona. Fiquei muito tempo sem saber que era ela a bailarina godinha que eu gostava (vi uma dança perfeita dela quando ela já estava mais madura, bem fofinha). Ótima, às vezes uso um passo dela fantástico que vou mostrar pra vcs uma hora, Samara e Vivi já viram!
    No caso da interpretação egípcia para Huwwa Sahih, compreendo toda a emoção que ela manifesta, conheço muito bem esta música. Mas senti vontade de ver umas marcações à la Souher, que também já vi dançando a mesma. Acho uma música muito forte.
    Um beijão! Obrigada Lory!

  4. Vivi disse:

    Amo Mona, desde sempre, ela é um mulherão, sensualíssima e sabe que é gostosa. Huwah Sahih é a minha música dos momentos dramáticos, das situações conflitantes.
    Adorei ver esses dois juntos!

  5. Hanna Aisha disse:

    Oum Khoulsum é tarab. Tarab exige muita emoção e não sugere deslocamento e por mais que gostemos dela, nunca entenderemos realmente a emoção e a importância que ela teve pro povo egípcio.

    Mas eu ia surtar ficar vendo 9 minutos de shimmie (não surtei porque fiz outra coisa o mesmo tempo). Não gostei do video como acho que vc gostou.

Deixe um comentário

