Ivaldo Bertazzo

No último post, lá nos comentários, Vivi fez um comentário sobre o trabalho de dança criativa de Ivaldo Bertazzo.

Pensando que muita gente que vem por aqui talvez não tenha conhecimento de quem ele é e qual é o seu trabalho, resolvi fazer esse post para dar uma pequena amostra do trabalho dele.

“Paulistano da Mooca, Ivaldo Bertazzo começou a dançar aos 16 anos. Ivaldo Bertazzo vem desenvolvendo trabalhos com pessoas comuns, desde os anos de 1970, de diferentes classes e profissões, todos engajados na educação do corpo e transformação do gesto como manifestação da própria individualidade – batizado por ele de “Cidadãos Dançantes”.

Em 1975, criou a Escola do Movimento – Método Bertazzo, com o objetivo de aplicar o conceito que chamou “cidadão corpo” – por meio de seu Método, ampliar no aluno a consciência, a autonomia e a estrutura próprias do movimento. O ensino é replicado para arte-educadores, visando à multiplicação dos seus ensinamentos.

Entre 1976 e 1992, Bertazzo criou 24 espetáculos em dois planos – um da arte mais sofisticada, com bailarinos profissionais e aparato cênico, outro da “dança-cidadania”, com não-profissionais e espírito de mutirão. Foi a partir de 1996, com o espetáculo Cidadão Corpo, que ele passou a trabalhar a “identidade brasileira do movimento” numa série de criações marcantes tendo o corpo ligado à questão da cidadania.

Nos últimos anos, Bertazzo vem trabalhando ativamente com a periferia e com empresas privadas. Ao trabalhar com adolescentes em zonas de risco, exerce uma influência que chega a ser transformadora em termos pedagógicos, psicológicos e sociais. Ele montou uma companhia de bailarinos profissionais vindos da periferia e de projetos sociais. A preocupação não é formar dançarinos profissionais, mas preparar os indivíduos para um cotidiano digno”. (Site oficial)

Dá pra ter uma dimensão do trabalho dele nessa reportagem feita pelo Globo Repórter:

Não é emocionante?

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Ivaldo Bertazzo

  1. Vivi disse:

    Ele é “O” cara!

  2. Elaine disse:

    Já conhecia o Ivaldo justamente pela indicação da Vivi, mas não tinha visto este trabalho.
    Que trabalho mais lindo!

  3. Márcia Mignac disse:

    Oi Lory,

    Gosto muito da estética apresentada nos espetáculos do Ivaldo. Assisto todos! O que mais gosto é o “milágrimas”. Contudo discordo um pouco do discurso que ele enuncia sobre o seu trabalho. Hoje ele tem, de fato, uma companhia de dança e sua preocupação gira sim em torno do treinamento e profissionalização dos dançarinos. Se tem uma busca de execelência em dança. Por isso, acho que esse enunciado de ação social não cabe mais sobre a companhia oficial, ainda que tenha sido uma motivação inicial. Tem mais questões nesse discurso, do que se pode imaginar. Como por exemplo, a chancela e o patrocínio de grandes empresas nacionais. Entenda, não encaro o seu trabalho como um “deserviço”. Não é fantástico. Mas a questão é, que muitas outras ações de periferia no eixo Rio- São Paulo, que tem uma ação social, não conseguem uma fatia do patrocínio da Petrobrás , por exemplo, e nem tão pouco a visibilidade destinada a um nome como o de Ivaldo. Beijinhos

  4. Márcia Mignac disse:

    Correção. Uma vírgula faz toda diferença. Coloque uma vírgula após o não, é fantástico!!!! Com exclamações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s