Quem é ela?

No domingo, dia 25/07, fui com o marido assistir a um ensaio geral de uma peça de teatro que tem um amigo dele na produção. Não sabia nem o nome da peça, nem dos atores, apenas que uma das atrizes havia sido professora dele de dança afro há milhões de anos luz atrás e que, a propósito, também é atriz (a Luciana Souza, Dona Joana de Ó Paí Ó).

Quando chegamos no local, descobri que a peça era a tal que, Gal Sarkis, amiga bellydance, tinha me dito que estava participando. Também descobri que o tema era a situação de violência contra a mulher. Beleza. Salvador é mesmo um ovo.

A peça “Quem é ela?”, conta a história de mulheres vítimas de violência utilizando as linguagens do teatro, da dança, música e vídeo e vem sendo construída coletivamente pelas 3 atrizes em cena há cerca de 1 anos e 4 meses.

A presença de Gal, creio eu, dá força total à questão da dança. Como é uma peça que retrata o mundo feminino, Gal chega incorporando o contexto com elementos da dança do ventre.

Não que haja exatamente uma apresentação de dança árabe como nós costumamos ver em eventos de dança (afinal, é uma peça de teatro), mas são utilizados diversos elementos que são muito familiares para quem pratica a dança oriental.

Em cena, aparecem mulheres ondulando, shimmies, o som de snujs, uma amante vestida de véus wings, uns cintos de moedas, um toque de derbake, uma dança com as taças… enfim, diversos elementos fusionados com o enredo, criando uma mistura totalmente surpreendente.

É bonito de ver, dá dinâmica, traz à tona que o universo das vítimas de violência não se restringe apenas às pancadas e humilhações. Elas são femininas, elas têm um corpo, elas têm alma. Sensibiliza, movimenta, dá cor.

A incorporação do vídeo e da música ao vivo também são um deleite. Há também referências fortíssimas da dança afro, da linguagem peculiar do povo nordestino, do tango, entre outros.

A peça estréia dia 3 de Dezembro deste ano no Espaço Cultural da Barroquinha (que está belíssimo!) e é uma boa pedida pra quem gosta de ver arte de qualidade e ficou curioso pra ver o resultado dessa mistura inusitada.

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

7 respostas para Quem é ela?

  1. maíra magno disse:

    poxa queria ver

  2. samara72 disse:

    Bah, o que eu queria ver isso… Mas não chega aqui no Sul nem com reza braba, né? Se rolar vídeos da peça você posta para a gente? Beijos.

  3. LuArruda disse:

    fico muito feliz quando leio posts assim! beijo grande! se todas nós pudéssemso sempre fazer algo a respeito…tomara! 🙂

  4. Laurinha disse:

    Adoro mistura de dança com teatro!! Com dança do ventre então melhor ainda… Pena que tô longe, aqui em Minas…

  5. Carla fernandes Carvalho disse:

    Eu vou conferir!

  6. Liza Alcntara disse:

    Gente, vocês precisam assistir, a peça é maravilosa, um verdadeiro espetáculo, fui na estréia , e vou de novo, vale muito a pena, vão conferir.

  7. Pingback: Quem é ela? (2) « (An)danças de Lory

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s