Ela é um luxo!!!

No sábado, dia 31/08/10, fui fazer um workshop com a Priscila Samra (ex-Carmona), bailarina de São Paulo que esteve aqui em Salvador. O tema do evento era as diversas possibilidades de interpretação da dança do ventre com a música árabe.

Me inscrevi porque só ouvi elogios da moça, mas a conhecia bem pouquinho como bailarina. Até porque existem poucos vídeos dela publicados na net.

Bem, posso dizer que os elogios não foram em vão: a mulher é mesmo boa professora, tem didática, conhecimento vasto da dança oriental e da música árabe, etc, etc, etc. Mas não foi por nada disso que ela se tornou marcante pra mim.

A Priscila é inesquecível porque a mulher exala sensualidade numa medida extremamente singular e perfeita. Confesso nunca ter visto nada assim antes.

Qualquer movimento no corpo dela vira um flerte. Veja bem, não é que a moça é oferecida ou nada disso. É que ela sabe, mais do que qualquer outra bailarina que eu já vi ao vivo, como seduzir. E não estou falando apenas da sedução mulher-homem, da sedução com conotação sexual. Não é nada disso. É aquele tipo de sedução onde você não consegue tirar os olhos da pessoa porque ela capta totalmente sua atenção, porque a presença dela se faz precisa e inteira. E olha que nem a vi dançando! Estou falando apenas do que vi no workshop.

Essa maneira sedutora, acredito eu, me parece ser um traço da personalidade dela. Não há uma força, um teatro. Parece vim naturalmente. É fluída, digna, feminina e não está necessariamente aliada à dança – quando ela chegou na escola, já dava pra ver. Pelo jeito de andar, pelo jeito de rir, pela forma como ela interagia com o ambiente.

Na aula, ficou evidente que não era uma impressão. É uma marca extremamente pessoal e intransferível ou “ensinável”.

Saí do workshop cheia de novos repertórios pra estudar, mas fiquei mesmo pensando foi na relação que nós, mulheres, estabelecemos com nossa sensualidade/sexualidade. Em como é difícil deixar isso fluir naturalmente, assim como é na Priscila.

Sei que fomos educadas num sistema castrador, que ouvimos desde cedo que mocinha tem que se comportar, que não podemos ser “oferecidas” que a gente se desvaloriza e mais um milhão de absurdos. Mas o que faz uma mulher ultrapassar esse sistema de valores e conseguir exalar tão naturalmente sua feminilidade mesmo tendo sido criada na mesma sociedade que as outras?

Sim, as experiências subjetivas e individuais de cada uma de nós. A maneira como cada uma de nós lida com aquilo que aparece. Há uma construção coletiva em paralelo com outra individual. É aquela famosa frase do Sartre: “não importa o que fizeram com você. Importa o que você vai fazer com o que fizeram com você”.

Vendo a Priscila, fiquei com imensa vontade de trabalhar melhor a minha feminilidade. Porque, assim como milhares de mulheres que têm aí pelo mundo, não estou tão bem resolvida com ela como imaginava até que estivesse. Há muito do potencial sedutor há ser explorado em cada uma de nós. E eu me incluo nessa listinha.

Eu não sou a Priscila, nem tenho as experiências dela. Mas tenho as minhas próprias para formar meu quebra-cabeças particular e voltar a olhar pra ele, mesmo estando inacabado.

Se bem me lembro, a dança do ventre surgiu em minha vida num momento de reconstrução do meu feminino. Sendo assim, acabo concluindo que a minha busca apenas recomeçou.

É muito bom sair de um curso com tanto conteúdo interno pra analisar. A Priscila nem sabe, mas ela me fez um bem sem tamanho!

Como ela mesma diz, la le li lo luuuuuuxo!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para Ela é um luxo!!!

  1. LuArruda disse:

    que bacana isso Lory! eu adoro quando mulheres elogiam mulheres, é bom demais sair das intrigas e entrar na ciranda feita por todas nós… eu ja vi a Priscila em show e concordo mesmo com você! e fiquei aqui pensando sobre esse lance de ser feminina, achei interessante você pontuar sua busca, me peguei pensando no que isso representa pra mim, sempre correndo, trabalhando, toda dona de casa…é, acho que tbm preciso pensar muito nisso!! beijãozão

  2. Vivi disse:

    A Pri chamou minha atenção lá pelos idos de 2003, quando a vi dançar na KK. Ela tinha algo que as outras não tinham e eu não tinha identificado o que era isso na época. Anos mais tarde, morando aí na terrinha, fiz o work dela lá na Fer e confirmei o seu diferencial, identificando-o: Priscila faz o que ama de um jeito que parece ser brincadeira.
    Meses depois desse work tive a oportunidade de fazer aula particular com ela, receber sua avaliação (extremamente útil) e confirmar o quanto é comprometda a professora Priscila. Uma bailarina que não só sabe enmcantar quando dança, mas que também sabe ensinar.
    Sobre a sensualidade que ela exala? Bem, vc já disse tudo! rs…
    bjk!

  3. Fala-se muito bem dela em Brasília, onde ela esteve pra um curso. Acho doce e querida pelo vídeo, mas não conheci ainda ao vivo. Fiquei feliz em sabeer que ela é realmente querida!

  4. Lis de Castro disse:

    Nossa, Lory! Ainda não tinha lido o seu post… que delícia!

    Fico feliz que tenha gostado tanto do work e que tenha sentido de uma forma tão sensível e acertada o que a Pri faz com as pessoas. É isso mesmo, a Pri é verdadeiro deleite e você soube traduzir de uma forma muito profunda as suas impressões (agora nossas, rs!) diante de tanto magnetismo.

    Quando decidi trazer Priscilla, não foi só porque somos amigas mas, porque acredito que ela faz a diferença onde quer que vá… ela sempre faz a gente repensar alguma coisa. Nunca me esqueço das dicas sugeridas por ela na reta final da minha pré na KK e posso afirmar que fizeram toda a diferença na minha avaliação.
    Fora os works que fiz com ela anteriormente no Dance Baladi e que uso na minha dança até hoje!

    Sou fã da Priscilla Samra… da mulher, da professora e da bailarina.

  5. cris disse:

    É bom “ouvir” Lory falando assim dessa mulher, amiga que eu tanto admiro. Ela definiu precisamente a minha opinião sobre a Priscilla bailarina.
    Acho até que já conversei com Lory especificamente sobre Pri e com certeza falei sobre essa sensualidade que ela exala quando está no palco, prendendo a nossa atenção de uma forma que a gente não consegue entender.
    Mas tem um detalhe muito especial nessa bailarina que me deixa ainda mais admirada: Pri, é folclóre total, ou seja, quando ela dança um said, por exemplo (para mim) é melhor que qualquer outra, ela consegue impor a energia “terra” “masculina” de uma forma deliciosa e dosada que fica tão maravilhoso que, de novo não consigo tirar os olhos dela, na verdade não só não tiro os olhos como também acho uma perda de tempo piscá-los….
    Revelo que tenho inveja ! rsrsrsrssrsr Quero dançar folclore que nem ela!!!

  6. Carol disse:

    Ela é luxo mesmo !
    Nunca vi alguém contagiar tanto em folclores e afins.
    E mesmo assim, não é tão famosa quanto outras lá da Casa de Chá.

    Mas devia..
    faço das suas palavras as minhas.

    beijos
    :*

  7. MARCELA disse:

    MARCELA :Bom eu concordo com tudo que vc escreveu aí em cima da Priscilla.. ela é linda, arrasa na dança e tem uma sensualidade (sem ser vulgar) só dela. Intransferível. LINDA DEMAIS!!! AMO DE PAIXÃO!!!!

  8. Claudia Vilarinho disse:

    Gente,é um prazer falar da Priscila por que nós iniciamos praticamente juntas. Vi está mulher evoluindo,e com certeza ela merece tudo de bom que ocorre com ela.
    Sou grata a Pri pois ela me ajudou muito nos estudos, fiz aulas particulares que valeram a pena ,isto foi na época 2003 quando passei na pré- seleção do khanel el khalili.Muita saudades daquela época.Parabém Pri.
    Claudia.

Deixe um comentário

