Reconhecendo Estilos: Joumana

Joumana é uma música que deveria ser reservada somente para grandes bailarinas pelo nível de dificuldade que ela pede – na técnica, na leitura musical e na atitude de quem está em cena.

Para essa edição do Reconhecendo Estilos, escolhi duas feras da dança oriental. Duas dinossauras imbatíveis.

A primeira delas é ela – a Lulu Sabongi.

Uma pena que esse vídeo esteja cortado e a gente não tenha a dança completa.

De todas as danças que já vi da Lulu, essa é, de longe, a minha preferida. Porque ela tem drama, tem fluidez, tem um envolvimento com a música que capta totalmente a atenção do público. Não é à toa que essa mulher é tida como a maior bailarina do Brasil.

Pra contrapor, uma dança completamente diferente. Eu pensei em pôr aqui, a princípio, a dança da Carla Silveira. Embora diferentes, elas duas possuem uma linha de trabalho muito similar, então, pra quebrar isso e mostrar as diversas possibilidades de leitura de uma única música, escolhi esse vídeo  da Fádua Chuffi.

Eu não me ouso eleger uma preferida. Tenho especial carinho pela dança da Fádua porque difere totalmente do padrão de dança do ventre que a gente costuma ver por aí, porque é linda, porque tem doce, porque é feminina! E porque a Fádua surpreende! Ela está absolutamente tudo que eu queria ser. Impecável.

Mas também acho que a Lulu nunca esteve tão linda. Joumana parece ter sido feita pra ela.

Duas bailarinas completamente diferentes, dançando uma mesma música, com leituras extremamente singulares e, ambas, lindas. Isso é que me faz vibrar com a dança do ventre!

Mas, e vocês? O que acharam? Qual dança lhe apaixona mais? Por que? Conta aqui pra gente!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

6 respostas para Reconhecendo Estilos: Joumana

  1. LuArruda disse:

    ih, flor, eu tenho um post antigo, e coloquei a Lulu e a Carlla! que legal vc ter colocado a Fádua, eu não tinha visto esse video! não dá pra escolher né? cada uma com um estilo… e essa música, vou te contar… difícil que só!!
    🙂

  2. Samara disse:

    Fia, nesse reconhecendo senti falta de bailarinas estrangeiras. Uma música desse porte merece mais versões.
    Das que vc apresentou, fico com a Fádua, por ser mais surpreendente, mais explosiva, como a própria música.
    Mas minha versão preferida de Joumana no Brasil é de Daiane Ribeiro, da qual, infelizmente, não se tem registro em vídeo.

    Beijos.

  3. Lucy Linck disse:

    As duas estão lindíssimas. Duelo de titãs!
    Mas a Fádua, não adianta, sempre me toca mais. Ela tem uma leitura musical tão singular, tão natural! É como se ela fizesse parte da música, como se fosse mais um instrumento da orquestra.
    Beijos!!!

  4. Shaide Halim disse:

    sou suspeita pra falar…Lulu foi minha mammys belly dance – ela sempre terá lugarzinho especial nas minhas escolhas!

  5. Vivi Amaral disse:

    Fia, a leitura que de Joumana que mais mexeu comigo, até hoje, foi a que Lulu fez em sua noite de despedida da KK. O sentimento que saía daqueles passos deveria ser palpável para quem estava ali. Eu queria ter estado. Ela era a própria música.

    A leitura da Fadua é bonita, embora eu não curta algumas coisas que ela faz.
    Quem dança muito bem Joumana, e para mim, é uma das que melhor incorpora a música, é a nossa Rose Sampaio…

    bjk.

  6. Larissa Branquinho disse:

    Ai, fiquei mesmo com essa apresentação linda da Lulu. A Fadua tem coisas bonitas, umas leituras legais, mas vejo que ela se repete muito em algumas marcações, como a que faz com os braços num estilo flamenco. Eu amo a Lulu, sou suspeita, mas realmente acredito que nessa musica ela sempre se supera. A Apresentação que a Vivi colocou da despedida dela, realmente é impressionante!Beijos.

Deixe um comentário

