Dança Núbia

Arte: Carlos Fish

Uma das coisas que mais me fazem falta nas aulas de dança desde a minha saída do Grupo Kairós são as danças folclóricas.

Digam e façam o que quiserem, mas folclore dançado em grupo é muito mais intenso e alegre do que performances individuais.

Dos estilos folclóricos que já experimentei, a dança núbia  é ainda um desejo a realizar.

Em 2006, fiz o workshop com o Anthar aqui em Salvador, quando ainda estava no Kairós, e tive oportunidade de experimentar a delícia que é essa dança! Uma alegria! Entusiasmo, força!

Logo depois do workshop, rolou uma performance de dança núbia do Grupo, mas não me lembro porque cargas d´água eu não participei… Ô arrependimento!

Hoje não vejo possibilidade de fazê-lo: o foco da professora com quem faço aulas passa bem longe de explorar danças folclóricas, mas, vira e mexe, futuco o youtube atrás de coreografias desse estilo, numa tentativa de não deixar morrer em mim, o desejo de um dia, nubiar!

Deixo aqui com vocês um pouco dos vídeos que mais me encantam:

E, aqui, a dança núbia do Grupo Kairós:

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

4 respostas para Dança Núbia

  1. Suheil disse:

    Poxa, temos algo em comum… sou apaixonada por dança Nubia!! Posso fazer ciuminho??? Rs… Fiquei um tempo na Universidade de Riverside, na Califórnia, me aperfeiçoando nas danças das 8 regiões do Egito, mas nesta dança… nada é comparável, alegria pura, tudo de bom!!!! Quem sabe um dia não
    brincamos” juntas… Ah! Tenta achar uma apresentação do grupo “Ya Amar!” da Sahra Saeeda, tenho certeza que vc vai AMAR!!!!! bjks

  2. maíra magno disse:

    lory tb adooro nuba danço desde 2003 qd passei meu ano novo numa aldeia nuba em assuam no egito
    e por incrivel que pareça e um dos works que eu dou que é mais pedido
    esse primeiro video é maravilhoso! nao conhecia o grupo. Essa musica encerrei o meu espetaculo de 2004 qd trouce o mohamed el sayed que hoje é professor do festival do cairo aqui pra aracaju e um dos temas do work foi nuba, o agradecimento foi uma grande dança nuba com todos os integrantes do espetaculo
    filmei afesta de ano novo que passei em assuwan sempre mostro este video nos works , pas meninas terem um ideia da diferença entre o autêntico e o coreografado

  3. Nat disse:

    Nossa, que coincidência, hoje assisti uma apresentação de dança núbia e sem querer vi esse post no seu blog, oba! Confesso que gostei mais da dos videos que você colocou aqui. Eu tenho uma vaga noção de como funciona, mas me parece bem interessante. Fala mais sobre isso muié!
    Tenho uma queda por folclore sim, é tudibão.

    Beijoca.

Deixe um comentário

