Dançando com os elementos: tradição, ousadia e inovação III

Pra quem ainda acha que a utilização de elementos da dança do ventre está démodé, trago hoje alguns vídeos da Jú Marconato: uma bailarina super atual, top de linha da maior casa de dança do ventre do Brasil e com capacidade técnica inquestionável.

Considerada hoje como um dos grandes nomes da dança do ventre nacional, a Jú mostra que um trabalho tecnicamente bem elaborado pode ser muito bem conciliado com a utilização de diversos elementos da dança do ventre.

E ela abusa: mostra toda sua versatilidade! Traz pra gente, de volta, as variações e  possibilidades da dança usadas pelas grandes bailarinas brasileiras de uma década atrás como a Nájua, a Fátima Fontes e a Claudia Cenci. Aliado a isso, nos mostra todo o aprimoramento técnico da década atual.

Espada:

Pandeiro:

Candelabro:

Tacinhas:

Snujs:

Ver esses vídeos me deixa muito feliz. Todo mundo já está cansado de saber que a Jú é um arraso nas clássicas, nos solos de derbake e nas fusões modernas que executa. Mas a Jú tem um quê a mais: ela não se contenta só com isso. Ela vai além. E o faz com muita competência. Dessas danças que a gente tem prazer em ver.

Desses vídeos aí em cima, o que eu mais gosto, confesso, é a performance curtinha com o pandeiro. Primeiro porque desses elementos, obviamente, é o que eu mais gosto. Mas há outro motivo: porque a Jú inovou. Saiu da tradicional possibilidade de pandeiro com leitura folclórica e/ou cigana e partiu para uma marcação bem ousada e divertida com um solinho de derbake (tá vendo, Vivi? Às vezes essas coisas dão certo!!!).

Eu ainda não fiz um post sobre as tacinhas, mas pretendo fazê-lo em breve: essa performance da Jú me inspirou.

Ao vê-la fiquei pensando: caramba, porque diacho que ultimamente dançar com tacinhas é coisa apenas para aluna iniciante?

É muito…. mas muito bonito ver uma bailarina competente tecnicamente utiizando as tacinhas…! Vou ali preparar um post! Volto em breve!

Mas, até lá, vê esses vídeos, escolhe seu preferido e comenta aqui no blog. E, sim, faz um favor? Que tal escolher um elemento pra dançar na sua próxima apresentação e já começar a estudá-lo?

Eu já escolhi os meus! Vamos dar uma agitada nesses palcos dançantes?!

Beijocas!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para Dançando com os elementos: tradição, ousadia e inovação III

  1. Natalia Salvo disse:

    Eu já tinha pego o da espada pra estudar, achei muito um arraso, agora o das tacinhas chamou muito minha atenção… Vem espada e tacinha no palco eu já me ajeito na cadeira e fico pronta pra bocejar. Mas quando é Ju Marconato, a coisa não é bem assim, rsrsrs. Beijoca, Lory.

  2. Hanna Aisha disse:

    Oie

    eu adoro os elementos e fiz um post sobre tacinhas (http://hannaaisha.blogspot.com/2010/12/danca-com-tacas.html), concordo inteiramente com vc!

    Parabéns!

  3. Vivi Amaral disse:

    kkkkkk, tá bom dona Lorena, tá bom.
    Mas ó. Vamos combinar que essa canjinha que a Ju deu é uma coisa fofa, né? E tem referência ao movimento das gawazee bem acentuado também. Tá, DESSE eu gostei.

    Vc me lembrou de uma coisa que eu gostava de dançar… tacinhas. Tinha uma música que eu usava sempre, não me lembro o nome agora, mas está num dos cds da KK. Achei a dança da Ju gostosa de ver, não é cansativa. Fiquei com vontade de pegar as minhas tacinhas novamente!

    sua ‘influenciadora’, hehehehehehehe… 😉

  4. Elaine Aliaga disse:

    A Ju é linda, simpática e ainda dança muito.
    Adorei as leituras dela, super versátil e competente.
    Nunca tinha visto pandeiro com derbaque e achei fabuloso, ficou ótimo!

  5. Carol Murad disse:

    Bom, falou da minha teacher, eu tô aqui hehehehe!
    Realmente, eu acho incrível como ela nos faz resgatar esses elementos esquecidos em aula. Geralmente quando participamos de pequenos e grandes festivais, cada turma trabalha com um elemento diferente, eu acho isso super bacana.
    De todos os elementos usados na dança do ventre, só sou aberta e taxativamente contra um: animais.
    De resto, abuse e use rsrsrs!

    =*************************

Deixe um comentário

