A de Autumn, A de Artista

Há muito tempo venho desejando escrever um post somente sobre a dança da Autumn Ward, bailarina norte-americana que, na minha opinião, é o exato exemplo de Artista – assim mesmo, escrito com A maiúsculo.

Sua dança do ventre tem um sabor único e envolvente. A primeira vez que a vi dançando foi num vídeo compartilhado pela amiga Samara Leonel:

Me apaixonei de cara pela sapecagem e pela forma gostosa que ela se diverte e se envolve com a música.

Daí em diante, passei a fuçar materias sobre ela e descobri que a mocinha tem uma vasta formação corporal: dança contemporânea, ballet, artes circenses, flamenco, dança tribal e teatro. Está explicado seu talento?

Em parte. Sabemos da importância de estudar outras leituras corporais para melhorar nosso desempenho enquanto bailarinas, mas o que a Autumn traz, que faz dela única e rara, é seu potencial criativo e seu bom-gosto nas propostas de fusão que nos apresenta.

Mais um detalhe que a faz uma artista ainda melhor: quando quer dançar a dança oriental consegue trazer à tona todos os signos que a compõe, sem descaracterizá-la, ao contrário, nos transporta pro Egito do início ao fim da sua performance.

Outro detalhe que me surpreende é a compreensão de enredo que ela apresenta para o público. Toda coreografia que ela posta no youtube e em seu blog, vem acompanhada de uma espécie de sinopse em que explica o teor da peça apresentada. Um cuidado singular e precioso.

Seus figurinos são um show à parte. Apesar das esquisitices de alguns, todos se adequam à proposta apresentada e é evidente a preocupação que dispensa na preparação de cada um deles:

De todas as coisas que já vi e já li sobre ela, certamente a mais especial foi esse vídeo, onde revive o drama de Eva ao ser expulsa do paraíso:

Esse vídeo é especial porque ele toca em um sentimento muito comum em todas nós, mulheres; porque foi primorosamente construído coreograficamente; pela beleza indiscutível do figurino, da música e do cenário.

E aqui uma outra observação me toma: o grande artista não se preocupa apenas com sua performance. Ele vai além. A qualidade da filmagem, do cenário, da luz, do equipamento de som – tudo é pensado milimetricamente. Tudo tem que estar comungando com a proposta de entreter e despertar sentimento.

E é a soma de tudo isso que torna essa bailarina tão preciosa, tão especial e extremamente digna de meus aplausos e admiração.

Site: http://www.autumnward.com/

Blog: http://autumnward.blogspot.com/

Canal no youtube: http://www.youtube.com/user/AutumnWard

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

6 respostas para A de Autumn, A de Artista

  1. Oh Lory …acho q esse foi o post mais esperado pela pessoinha aki…Pq desde q conheci o trabalho da Autumn eu me apaixonei…e se a proposta dela é emocionar …ela com certeza sempre chega ao objetivo pq naum tem como assistir uma apresentação dela sem despertar algum tipo de emoção…E foi exatamente o video em q ela revive o drama de Eva ao ser expulsa do paraíso q eu assisti pela 1ª vez e fiquei hipnotizada (e fico até hj)…E tds os detalhes q vc falou…além da dança e coreografia ela se preocupa em descrever td o contexto da coreografia e acho q por isso fica mais fácil de se emocionar…Mas enfim, sou apaixonada pelo trabalho dela e ela é uma artista completa msm…Artista com A maiusculo…PARABÉNS mais uma vez pelo post…não somente por ser fã da Autumn mas por você conseguir escrever e descrever perfeitamente o trabalho dessa artista maravilhosa

  2. Lívia Carine disse:

    Lory, arrasou!!!!!
    Qnd li o título do post no meu feed pensei “ARRASOU”. A Autumn Ward é exatamente isso: Artista! Eu AMO a Autumn Ward, de verdade! Gostaria muitoo que ela viesse ao Brasil. Além disso ela é SUPER simpática, pq volta e meia cvso com ela no facebook e ela sempre é mt solicita, um doce de pessoa msm.
    Já quis escrever sobre ela tbm no blog, mas não me sinto capacitada pra explicar o que esta mulher faz com a dança do ventre. Como vc mesma apontou a Autumn tem um preciosismo na dança muito gostoso de ver, porque parece que tudo é pensado pra dança (a roupa, o tema, a música, o cabelo, a maquiagem, a alama, tudo combina), mas vc assiste e só se envolve, não detecta de cara “aquilo foi programado” vc só curte. Adoro Autumn Ward rs

    Os dvds dela são muito bosns tbm! Qm puder comprar…

    Assim como vc eu tbm considero o mais f*** de todos o da Eva! É liiiinndddo demais! É um vídeo incansavel..assisto…assisto…e sempre acho lindo demais.

    Além disso acho a Autumn muito bonita, e ela já é quarentona se não me engano, ou está perto disso.

    Considero uma fonte de estudos pra qm qr acrescentar diferencial na sua dança e pensar como a dança pode ser criativa, temática, bonita e planejada, sem cair na caritura, no ridiculo…

  3. Vivi disse:

    Adoro ver a Autumn e é ótimo ver este post… Mais gente pra conhecer essa fantática artista!

  4. Carla disse:

    Que lindo trabalho o dela. Obrigada, Lory, não conhecia.
    Interessante, é impressão minha ou ela se desloca pouquíssimo no palco?

    Bjo!

  5. LuArruda disse:

    e eu a conheci através de vc! aquela dança da Eva..nossa, me arrepia! obrigada por esse post. é sempre bom lembrar que a dança pode ter funções com tantos significados. essencial

Deixe um comentário

