Metamorfose ambulante

Enquanto bailarinas de dança do ventre temos um medo mortal de reconhecer publicamente que, sim, a dança que a gente faz é extremamente sensual.

A maior parte desse medo tem explicação histórica e relação direta com a forma do Ocidente compreender a dança árabe. Isso não começou nem hoje, nem ontem e muito menos há alguns anos. É fruto da própria história do Egito e dá pano pra mais de cem posts, bate-papos e troca de figurinhas.

A questão evidenciada aqui é que, ao negar a sensualidade da dança do ventre, estamos negando sua característica fundamental e, sem dúvida,  o motivo que mobilizou 8 em cada 10 mulheres a procurarem um curso regular.

Então é óbvio que muita coisa estranha acontece entre ser despertada pela sensualidade da dança a tornar-se aluna. Lógico, a gente passa a entender que a dança do ventre não é só sensualidade. Tem técnica, estudo, dedicação e mais esse punhado de coisas que a gente já cansou de discutir, de debater e de falar. Mas o medo de assumir o potencial sensual da dança do ventre como sua característica fundamental é constante e, de alguma forma, castrador.

Não diferente da maioria das estudantes e/ou bailarinas profissionais que conheço, também sou da ala que tem seus receios do estigma de “dança da sensualidade” que a nossa dança do ventre carrega e, creio eu, que foram esses medos que me fizeram, há alguns anos atrás, torcer o nariz pra a dança da Nagwa Fouad.

A Nagwa tem como uma de suas principais características uma dança extremamente sensual. Mas tão sensual, tão sensual que, se a gente não está muito segura do que é a dança árabe e de todo protocolo técnico por trás daquela carinha de safada, corre o sério risco de reduzí-la a isso – o que provavelmente aconteceu comigo da primeira vez que vi um vídeo da moça dançando!

Mas, ser em constante transformação que sou, me dei o direito de mudar de opinião: há alguns meses, assisti um vídeo da Nagwa e a vi, então, completamente diferente.

Vi que, em suas performances, além de sensualidade e extroversão havia um compromisso muito profundo com a dança e a música árabe. Um tipo de compromisso raro: de quem lê as variações musicais com extrema elegância, fluidez e coerência. Foi justamente esse compromisso que me deu o incentivo para iniciar a reconstrução da imagem que tinha da Nagwa.

Logicamente isso só foi possível porque eu mudei e porque o meu envolvimento com a dança amadureceu, me permitindo lançar novos olhares e percepções.

Hoje tenho procurado estudar mais os vídeos da Nagwa. Não apenas em busca de novas formas de leituras e possibilidades técnicas, mas principalmente para adicionar um pouco mais de exuberância à minha própria dança.

É evidente que o meu jeito de ser não se aproxima em nada do estilo da Nagwa, mas, por que não se beneficiar de uma bailarina que pode, por exemplo, me ajudar a tornar minha entrada no palco mais forte?

É o tempo provando que é o Senhor e que, pra quem se mantem em constante tentativa de evolução, desconstruir formas de pensar e reconstruí-las é possível e pode ser benéfico.

A Nagwa Fouda é sim, extremamente sensual – talvez uma das mais sensuais bailarinas da Golden Age, mas hoje a vejo também como uma grande estrela, merecedora de horas de estudos, admiração e dedicação. E talvez a bailarina que nos tire da hipocrisia: porque dá pra ser tudo isso – muito boa tecnicamente e extremamente gostosona!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Metamorfose ambulante

  1. Luísa Ruas disse:

    Linda! Exuberante! Adorei o artigo. O título é muito apropriado.

  2. Super bacana o texto. Não acho que dança do ventre e dança oriental sejam a mesma coisa, mas você tem razão o orientalismo contribuiu muito para essa visão e a dv é uma das maiores representações do orientalismo…mas, também acho que tem outro componente puritano que tenta distanciar a sensualidade da arte e, talvez, na dança isso fique mais gritante já que a nas variantes mais respeitadas (balé, moderno e algumas linhas do contemporâneo) o quadril não fica em evidência…Esses dias vi um documentário horroroso chamado Passistas: furacão dos quadris (algo assim) e dadas as devidas proporções ficou bem evidente o qnt ocupamos (nós dançarinas de dança do ventre) um espaço semelhante no imaginário…Creio que essa negação seja, talvez até inconsciente, uma negação desse imaginário em que sensualidade e arte não podem caminhar juntas…Não sou psicanalista, mas acho que essa negação da sensualidade que algumas dançarinas bravejam deve dar bastante pano pra manga em em sessões de análise…rs…

    • lorymoreira disse:

      Oi Juliana. Vc sempre traz esse incômodo diante da diferença dos conceitos de dança do ventre e dança oriental. Traga aqui sua ideia sobre isso e pq lhe incomoda tanto eles serem utulizados como sinônimos. Seria um bom pretexto pra gente refletir mais sobre a terminologia da dança que a gente pratica, hein? Beijocas e obrigada por participar!

  3. Livia Carine disse:

    Aff Lory! Estou cada vez mais fã daqui! Nagwa Fouad é minha preferida!
    Na verdade é a Souheir, mas eu considero a Souheir uma espécie de Deusa mesmo, uma coisa assim “Hour concours” Sabe? Ela tá fora.. rs É muito “the best” pra entrar na briga, é mt diferente das outras (meu olhar). Então, das antigas mais conhecidas, eu amo a Nagwa Fouad de todo meu coração, e considero minha preferida, já que excluo a Souheir da briga! E, engraçado, tlvz tenha relação com o q vc disse no seu post: Eu nunca vi a dança do ventre como algo sensual, e até hoje não vejo isso nas dançarinas que mais gosto. É difícil eu explicar isso… e talvez por isso eu não tenha tido seu estranhamento com a Nagwa (e o de muitas que acham a Nagwa forçada, por exemplo).
    Eu não considero MESMO (não é coisa de pudica não ou repressão rs) que a sensualidade seja a característica fundamental da DV. Não consigo MESMO enxergar assim. Mas a dança é extremamente feminina e talvez aí a confusão, a meu ver, com a sensualidade. Mulher, sedução, beleza, essas coisas são definidas na cabeça de cada um de modos diferentes, né? Acho que é aí…
    Prefiro utilizar o que você mesma escreveu “o potencial sensual da dança do ventre” (sem o resto da frase…). Potencial combina mais com o meu ponto de vista. Eu acho que a música árabe é TÃO envolvente, que quando dançamos ela de verdade, com nosso sentimento, com nosso eu ali, naquela movimentação de sons e transparecendo aquilo com o corpo é que as inibições de quem assiste isso é que surgem e aí os conceitos de sensualidade, erótico, que são misturados com o que é ser mulher, o que a mulher pode ser, o que somos… Pra mim é tão complexo isso e tão profundo que me desanimo em escrever, pq não fica tão bem explicado como é na minha cabeça e tbm pq não qro q seja algo místico, ou engrandecedor do ego feminino, jamais. É outra parada mesmo. Séria, real.

    Vou parar de escrever, esse aqui não é o meu blog né? Sorry! Mas é que vc tocou nos meus dois assuntos preferidos rs Nagwa e a (não) sensualidade latente da DV.
    Um super abraço, bela escolha de vídeos da Nagwa, ela é lindíssima e merece muito!

  4. Maíra Magno disse:

    engraçado nunca tinha visto da najua com esses olhos, pra mim ela era a elegancia em pessoa, apimentada pra mim sempre foi a fifi

    • lorymoreira disse:

      Pra mim, há 3 pimentas na dança do ventre: a nº1 é a Nadia Gamal, a nº2 a Nagwa Fouad e só em 3º lugar que vem a Fifi. Risos!

      • lorymoreira disse:

        Isso pensando na Goldan Age pq se a gente for pensar na Dina, todas as outras deixam de ser pimentas e passam a ser moranguinhos. Rs!

  5. Carol Murad disse:

    Pois eu achei o máximo as caras “orgásmicas” que ela fez no último vídeo! Tipo, sem medo de ser mulherão mesmo! hahahaha!

  6. Carla disse:

    Finalmente. Vou ver os vídeos agora!

  7. Hanna Aisha disse:

    Lory,a Nagwa não é minha preferida e não consigo enxergar técnica para ser aprendida, mas engraçado que não há um vídeo que eu não veja dela. Estamos em sintonia, eu estava preparando um post sobre ela!!!
    Beijos

Deixe um comentário

