A bailarina e seu instrumento favorito

Desde a primeira vez em que assisti um vídeo da Souher Zaki, tive a sensação de que ela tinha uma predileção pelo acordeon. Mas eu era uma aluna inexperiente e não levei muito a sério minha análise, até o dia (há anos-luz atrás) em que assisti uma palestra da Márcia Mignac e ela falou que a Souher era conhecida como a bailarina do acordeon. Daí passei a entender que, mesmo não sendo uma professora ou grande bailarina, tinha que dar valor ao meu senso de observação – porque ele era coerente e habilidoso.

De lá pra cá, passei a observar que as bailarinas egípcias acabam mesmo tendo preferência na leitura de um determinado instrumento e que isso fica evidente em seus shows/performances.

A Fifi Abdo, por exemplo. Ela estava sempre lá, contente e feliz dançando tudo, mas o momento do alaúde sempre me pareceu mais significativo pra ela.

De novo, alguns anos depois, fazendo um workshop com a Jade el Jabel, ela disse que quando o músico da banda da Fifi, que tocava o alaúde, faleceu, ela não deixou que, por algum tempo, tirassem seu banquinho do palco. Seu lugar (metafísico, mas ainda assim, um lugar) permaneceu ali na banda, mesmo já estando falecido.

Já a Lucy, observem também, sempre opta por solos de qanon nas músicas que escolhe pra dançar com sua orquestra e o faz como ninguém! Na minha opinião, a melhor bailarina egípcia pra gente estudar quando o assunto em pauta é qanon.

Eu poderia ficar aqui ocupando linhas e mais linhas com essas minhas observações, mas esse post não se propõe a ficar discorrendo sobre cada artista e seu instrumento favorito, até porque esse é um conhecimento intuitivo e não necessariamente correto – nunca tive oportunidade de realmente perguntar a Souher, a Lucy ou a Fifi o instrumento que elas mais gostam! Risos!

Escrevo esse post, na realidade, para que ele sirva pra estimular a gente a pensar: a música árabe é rica em possibilidades de leitura. Certamente você também tem seu instrumento favorito.

Você já descobriu qual ele é?

Se ainda não, lhe faço um convite, comece a pesquisá-lo. O motivo é bem simples: a gente sempre faz melhor aquilo que ama e, descobrir qual instrumento te toca de forma especial pode dar um novo elemento pra trabalhar em seus pontos fortes, valorizando sua dança.

Nem, você, nem eu, nem ninguém precisa amar apenas o violino ou a flauta. Graças a Deus, há diversidade e ainda bem que podemos nos emocionar por diversos instrumentos e ter a possibilidade de trabalhar todos eles na nossa dança. Mas identificar aquilo que a gente mais gosta é muito prazeiroso.

E como chegar lá?

Fácil: escutando muita música árabe e guardando a sensação de qual sentimento cada instrumento lhe traz e, dessas sensações, qual lhe mobiliza mais – ou porque lhe faz chorar, ou porque lhe faz feliz, lhe faz expansiva, intimista, lhe lembra alguém…

Quer começar sua pesquisa? Escuta isso aqui:

Depois passa nos comentários e deixa suas impressões/sensações.

Beijocas!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para A bailarina e seu instrumento favorito

  1. Uauuuuuuuuuu…já começou bem com esse video dessa orquestra maravilhosa…E realmente quando ouço um alaúde ou um kanon ou um violino uma sensação inexplicável sai de dentro do meu corpo e sobe até a alma!!! Dificil explicar algumas sensações…o mínimo é q elas são deliciosas….Adorei novamente o post…Mt enriquecedor

  2. Lívia carine disse:

    Perfeito Lory, existe algum prêmio que possamos dar a vc?
    É o melhor blog tratando de dança do ventre atualmente.
    Belíssimo assunto e reflexão. O vídeo com vários taqsins também foi ótimo.
    Eu amo acordeon, porque eu sou cismada com ele rs mas como vc falou, a música é tão rica, fica até difícil escolher só um, violino, qanoon, tbm são lindíssimos. Parabéns.

  3. Samara Leonel disse:

    Momento como eu nunca pensei nisso assim antes? rsrsrs Fantastico, te adoro!

    • lorymoreira disse:

      Por isso que a gente nunca pode ser só: pq uma ajuda a outra a ter pensamentos novos – as vezes legais, como esse, e as vezes impróprios também. Risos! :*

  4. LuArruda disse:

    nunca pensei em um instrumento específico, porque eles me tocam de maneiras significativas, dependendo do meu estado interno..porém, eu te digo rapidinho o meu momento na música: as entradas…ahhhhh eu amoooo as introduções das clássicas grandiosas, aff meu coração quase sai pela boca! *-*

  5. Hanna Aisha disse:

    Então… acho que meu instrumento preferido é o acordeon por conta do seu tom balady, que gosto bastante. Mas gosto muito de taqsim no geral.
    O VIDEO DA ORQUESTRA É SENSACIONAL.

Deixe um comentário

