Dançando Farid Al Atrash

Todo mundo dança, fala sobre e diz morrer de amores por Oum Khalsoum e é fato inegável que ela é a maior interprete da história da música egípcia. No entanto, outros grandes nomes compuseram o cenário da música árabe e são tão maravilhosos quanto a Diva, mas bem menos prestigiados no meio da dança do ventre.

Hoje, a minha intenção é escrever um pouquinho sobre a importância de outro grande músico árabe, com peças de importância fundamental para o estudo de qualquer aspirante a bailarina. E, sim, quem me conhece já sabe: vou escrever sobre o maravilhoso Farid al-Atrash.

Farid al-Atrash, nascido no ano de 1910, foi desde cedo influenciado musicalmente pela família, tornando-se instrumentista profissional a partir da década de 1930. Destacou-se pelo virtuosismo no alaúde, o que lhe rendeu o título de “Rei do Alaúde”.

Farid teve uma carreira longa e compôs diversas peças musicais, com maior destaque para canções românticas. Uma de suas principais características era a voz grave e aveludada. Em muitas de suas canções, há a presença do Mawal – que nada mais é do que um solo vocal com sentido poético. Atuou em mais de 30 filmes e marcou pra sempre a história da dança do ventre ao dividir inúmeras cenas com a bailarina Samia Gamal.

Mas, se antes tão prestigiado, por que, hoje, tão esquecido?

Assim como qualquer grande interprete da música árabe, dançar Farid al-Atrash não é uma tarefa fácil – as peças musicais são complexas e na maioria das vezes, imensas. Mas, da mesma forma que acontece com as canções de Oum Khalsoum, facilmente encontradas em versões modernizadas e curtas.

O problema é que Farid al-Atrash nunca entrou na moda belly dance. Dançá-lo é romper com o padrão daquilo que é esperado de toda bailarina de dança do ventre. Se você diz “ah! Vou dançar Oum Khalsoum!”, todo mundo, em coro, diz “noooooossa!”, “como você é corajosa!” e por aí vai. Mas dançar Farid al-atrash é demodê, careta e impopular. A não ser que você esteja fazendo uma dança em homenagem a Samia Gamal – aí sim todo mundo se lembra do rapaz. Mas, fora isso, o fantástico músico não chega nem ser relegado a segundo plano – ele sequer é lembrado, coitado.

Eu sou adepta e quero mais é que todo mundo comece a descobrir a emoção de dança-lo. Primeiro porque acho a musicalidade de sua obra maravilhosa, segundo porque não costumo me ater a modismos quando o assunto é música (sim, tenho uma alma pra lá de velha) e acho que se a gente estuda as raízes da dança árabe a gente também precisa valorizar as raízes da música árabe e terceiro, porque ele me inspira.

dancei duas músicas de Farid al-Atrash. Uma delas, algumas vezes e sempre me sinto extremamente tocada, saída de um dos filmes da Golden Age, extremamente envolvida com sua proposta musical.

Deixo aqui para vocês algumas performances de bailarinas que se arriscaram a dança-lo e dicas de CDs onde vocês podem encontrar músicas que são ricas fontes de estudo e inúmeras possibilidades de dar ao seu corpo a possibilidade de dialogar com essa que foi uma das maiores vozes masculinas da música árabe até hoje.

Performances para estudo:

 

Sugestão de CDs:

Tribute To Farid El Atrache (Omar Korshid)

Super bellydace with farid el atrache vol. 1

Super bellydace with farid el atrache vol. 2

Original Vintage Music – Farid Al Atrache

The Best of Farid Al Atrash (Hossam Ramzy

Tribute to Farid Al Atrash (Vários Artistas)

Fonte: Wikipedia

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dançando Farid Al Atrash

  1. Lívia carine disse:

    Nossa, vc acha mesmo que o povo acha Farid El Atrash demodê?
    Sei não… rs Discordo! Muitas músicas que conheci dele foi por ver vídeos de bailarinas. Aliás a seleção de vídeos foi muito boa. Beijos!

  2. LuArruda disse:

    nossa, eu amoooo! sou fã e ja fiz até show pra mostra com ele… ele é ótimo, azar de quem não sabe aproveitar 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s