Warda: elegância e poesia

Warda Al-Jazairia nasceu em 1939 na França e é considerada uma das maiores referências da música árabe. Filha de pai argelino e mãe libanesa, começou a cantar desde a infância.

Em 1962 casou-se e seu marido a proibiu de cantar. Em 1972 o presidente da Argélia a convidou para interpretar uma canção em homenagem a independência de seu país – motivo que gerou o fim de seu casamento e o início de sua carreira como cantora.

Mudou-se para o Egito, casou-se novamente (desta vez com alguém também do universo musical, o compositor Baligh Hamdi) e após ficar conhecida por interpretar Watani Al-Akbar (uma canção de amor à pátria, escrita por Mohamed Abdel Wahab), ganhou espaço no universo da música árabe e se tornou uma das grandes estrelas do meio.

Algumas de suas interpretações mais famosas fazem parte do repertório de qualquer dançarina do ventre. As mais famosas são Batwannis Beek, Tab Wana Maly, Harramt Ahebbak e Fi Youm Wi Leyla. Também gravou diversas canções que hoje usamos em uma roupagem mais moderna como IsmaouniAkdib Alik.

Warda faleceu neste ano de 2012, vítima de uma parada cardíaca. Suas canções, no entanto, permanecem conosco. Sua voz, seu envolvimento com cada música que interpretou e sua elegância em cena fazem dela uma referência obrigatória de estudo.

Dançar suas canções, em versões originais, exige uma dose  generosa de comprometimento com o tom poético que ela imprimiu em cada nota do que cantou, além de competência na edição do áudio (porque quase ninguém se aventura a dançar peças de 15 minutos). Para nossa sorte, existem diversas versões mais moderninhas – é possível dançá-las sem tanto medo de errar: são mais facéis e super gostosinhas.

Dance Warda! Seja em versão original, seja em versão repaginada!

Faz esse favor pra gente, tá? O mundo da dança do ventre está precisando de um retorno às raízes da música árabe e Warda é pura tradição!

Nossos ouvidos, olhos e corações agradecem.

Inspirações:

Leyla dança Wana Maly

Yulia Magdich dança Akdeb Alek

Jú Marconato dança Batwannis Beek

Fonte:

Wikipédia – http://en.wikipedia.org/wiki/Warda_Al-Jazairia

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s