Girls Just Want To Have Fun

Tem muita discussão sobre shaabi por aí. Informações divergentes, discordâncias, se se dança, ou não, no palco, se é folclore ou não, se tem que ser escrachado ou não… Aff! É nisso que dar inventar de dançar uma dança que faz parte de outra cultura!

De tudo que já li, pra mim ficou a ideia de que shaabi é, acima de tudo, diversão e bom humor – e foi nessa onda que preparei um improviso de shaabi para encerrar o meu evento de Janeiro deste ano.

Dancei de galabia porque é o figurino com o qual me sinto melhor, me sinto mais eu. Não é porque acredito que ideologicamente shaabi precisa ser dançado de galabia!

Escolhi uma música que fala de flerte, super animada e que dá uma vontade doida de sair dançando, que me faz rir e tem um ritmo envolvente e delicioso.

Aproveitei o ensejo para homenagear a amiga que me apresentou ao universo baladesco pelo qual me apaixonei e viciei, Viviane Amaral. Me inspirei nela mesmo porque, depois de Fifi Abdo, ela é, pra mim, a personificação de como se divertir dançando um baladi.

O resultado foi uma dança muito engraçada, descompromissada com rigores técnicos, com certo ou errado, com “será que o povo vai gostar?”. Dane-se!

Eu, em plena lucidez, não teria feito metade das coisas que fiz nessa performance, mas que rolaram porque acabei entrando no espírito “se diverte e deixa pra se preocupar com a técnica na hora da aula”.

Me experimentar livre de amarras foi um presente que me dei. E não me venham com esse papo de que shaabi é isso ou assado. Shaabi é o corpo e a alma da gente brincando e, dentro de mim, também mora uma garota que só quer se divertir!

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Girls Just Want To Have Fun

  1. Não vou nem falar no Shaabi, mas sendo isso, aquilo ou aquilo outro, eu gostei da sua apresentação. Conseguiu se divertir e divertir o público, mesmo não se preocupando com isso. Outra coisa que queria falar: mesmo sendo apresentação no chão, é OUTRA COISA com esse tecido que você colocou no fundo, adorei a ideia e o tecido! hahahaha 😀

    • lorymoreira disse:

      Obrigada! Quanto ao cenário, foi confeccionado por minha irmã. E seu elogio em relação a ele é muito bem vindo – prova de que uma dança se faz de coisas além de passos e além da bailarina! Beijão!

  2. Wardah disse:

    Lory, adorei seu shaabi, nunca te vi tão solta e pra mim é isso q qualquer folclore deve ser. Amei também a música, qual o nome dela?
    Parabéns pela linda apresentação!!!!
    Wardah

  3. Vivi disse:

    É uma sapecosa na dança, essa menina!! Teu shaabi está do jeito que deve ser e viva a Cindy Lauper que sempre esteve certa!
    Love U.
    Vivi

  4. Luísa Ruas disse:

    Não me arrisco a falar sobre shabbi, mas a leitura do artigo desse site foi recomendada pela Lulu: http://www.aswandancers.org/shaabi.htm
    Quando à apresentação, também adorei. Gosto de dança assim, sem tantas amarras. Ficou muito legal! Parabéns.
    Beijo

Deixe um comentário

