Zeinat Olwi

Zeinat Olwi foi uma dançarina egípcia, nascida em 1930 na Alexandria que, apesar de merecer nosso estudo e reverência, é pouco conhecida e mencionada entre as grandes estrelas da Golden Age.

zeinatSua história de dedicação à arte e de luta por melhores condições para as dançarinas é admirável: fugiu de casa aos 16 anos para poder se tornar dançarina (profissão que não era aceita pela sua família). No Cairo, com ajuda de um parente distante, foi apresentada a Badia Masabni que a considerou um “diamante bruto” e a contratou imediatamente para dançar em seu cassino.

Em pouco tempo, se tornou solista e reconhecida pelo público em geral pela sua dança e, em especial, pela sua habilidade com o assaya.

 

As pessoas passaram a ir ao Opera, apenas para assisti-la e, em pouquíssimo tempo, já colecionava uma legião de fãs. Atuou em aproximadamente 22 filmes, mas nunca se considerou atriz. Para ela, sua profissão era a dança.

 

Em 1965, aposentou-se precocemente como forma de se manifestar contra o tratamento dado a polícia egípcia às dançarinas. Tentou formar um sindicato, mas não obteve sucesso.

Morreu aos 58 anos, em 1988, sozinha em seu apartamento, após um ataque cardíaco. Ao seu velório, as únicas duas pessoas da arte do entretenimento que estiveram presentes foram Fifi Abdo e Taheya Carioca.

Das dançarinas pouco mencionadas, a Zeinat e a Kate ocupam um lugar especial no meu coração. A Kate já mereceu um post aqui e essa não é a primeira vez menciono a dança da Zeinat (veja aqui e aqui).

Gosto da fluidez de sua dança, de seu quadril soltinho, que responde às notas da música como se isso fosse a coisa mais óbvia e fácil de se fazer no mundo. Seu visual também me agrada: adoro o cabelinho, seus figurinos (que, pro padrão da época, são muito bonitos), seus bracinhos graciosos que se colocam de forma a exibir sua dança. Mas gosto, especialmente, de sua expressão e de sua leitura musical.

É uma dançarina riquíssima para estudo e inspiração e a considero, sim, uma das melhores de seu tempo!

Então, meninas: por que não estuda-lá?

Um abraço apertado e divirtam-se!

Fonte: Emma

Anúncios

Sobre lorymoreira

Baiana, blogueira e apaixonada por música e dança árabe!
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado . Guardar link permanente.

5 respostas para Zeinat Olwi

  1. Samara Leonel disse:

    Que linda! Adorei tudo! Ela tem aquela coisa que em 30 segundos a gente diz: “que fofa!”
    E realmente, pro período, achei os figurinos mega diferenciados. Obrigada, Lory!

  2. Ela é muito carinhosa com a dança, adorei, e que quadril hein?

  3. Só vc msm viu gata….Vou ver os videos com mt carinho. Mas digo q já gostei dela só pelo tipo fisico (baixinha assim como eu 😉 …Bjs e mt obrigada mais uma vez por compartilhar suas descobertas conosco

  4. Sasha Holtz disse:

    Olá!! Adorei ver um post dessa bailarina!! Também estudo ela ( gosto muito das bailarinas dessa época, minha favorita é samia gamal) !!!!! Obrigada por compartilhar!!! Bjs Sasha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s